Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA SOCIAL

IGEPSS completa 20 anos e celebra 1º lugar em recuperação previdênciária do país

Em Belém, ciclo de conferências sobre o tema é realizado na Estação das Docas e recebe autoridades da área

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
01/08/2023 15h19

O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (IGEPSS) completou duas décadas de fundação nesta terça-feira, 1º de agosto, e marcou a data com a realização de um ciclo de conferências sobre o tema "Previdência Social Sustentável: Avanços e Desafios", no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

O evento foi aberto, às 10h, com as boas-vindas do presidente do instituto, Gissepp Mendes. O gestor fez um balanço da gestão atual, destacando as mudanças ocorridas nos últimos três anos, agradecendo ao governador Helder Barbalho, representado pela vice- governadora Hanna Ghassan, pelo apoio que tem dado à administração da previdência estadual.

“Atualmente, o IGEPSS é o mais eficiente do país na recuperação de receitas por meio do sistema Comprev, que possibilita a compensação previdenciária entre o INSS e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Em um ano e meio, o órgão paraense já recuperou para o Estado mais de R$ 400 milhões, cenário inédito em toda a história da autarquia paraense”, informou Giussepp Mendes.

A solenidade prosseguiu com a condecoração de 80 personalidades relevantes para o sistema próprio de previdência social paraense. Aos agraciados foi conferida a honraria da Medalha do Mérito Previdenciário pelo reconhecimento da contribuição deles para o aprimoramento e fortalecimento do IGEPPS. 

"Como servidora pública, sinto-me segura em contribuir para a previdência neste órgão, que é referência para muitos estados e que tem como missão gerir o regime próprio de previdência e proteção social do Pará de forma sustentável e transparente. Para muitos estados, a questão previdenciária é um grande desafio, mas o Pará não se furtou em fazer o seu trabalho e realizou a reforma previdenciária no início da gestão. Não podemos deixar de parabenizar os servidores, que também são responsáveis pelas grandes conquistas do IGEPSS", destacou a vice-governadora em  discurso.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, participou do evento e, em seu discurso, teceu um panorama do Regime Geral de Previdência Social no Brasil. Ele também destacou o momento atual do IGEPSS na recuperação de receitas e afirmou que o instituto paraense tem sido referência para os regimes próprios previdenciários no Brasil.

Acordos

Ainda como parte da cerimônia de abertura, o IGEPSS firmou o acordo de cooperação com o Sebrae, que por meio do programa Empreender, oferecerá aos segurados orientação técnica em empreendedorismo. Com o Ideflor-Bio, o acordo possibilita o plantio de três mudas de árvores a cada benefício previdenciário concedido. É uma ação do programa “Reflorestar”, que visa combater o desmatamento e a preservação da floresta amazônica.

Ciclo de palestras 

Durante o evento, renomados especialistas em controle de contas públicas e investimentos financeiros privados de todo o país participaram do ciclo de palestras sobre os avanços e desafios de uma Previdência Social Sustentável. O tema se relaciona com a trajetória do Instituto na busca da autossustentabilidade como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A primeira conferência, ainda pela manhã, foi a do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que fez uma análise dos comportamentos dos regimes previdenciário geral, próprio e complementar.

Em seguida, os economistas Bruno Funchal, ex-secretário do Tesouro e Orçamento Federal, e Mansueto Almeida, pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ambos atuantes nos mercados de capitais, discorreram sobre as possibilidades de investimentos que os fundos previdenciários podem optar para aumento de receita. Almeida, que participou de forma online, fez uma análise do panorama econômico do país e as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o corte dos juros, como sinal de que a economia do país irá crescer nos próximos dois anos.

Nova identidade 

Um dos momentos de destaque foi o anúncio da mudança da denominação do Instituto. A partir de agora, o IGEPREV passa a ser chamado de Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPSS), refletindo a ampliação de sua missão institucional. Essa expansão inclui a gestão da proteção social dos militares do estado, com a incorporação da Diretoria de Proteção Social dos Militares, por meio da Lei Complementar Estadual nº 142.

Paralelamente à conferência, o IGEPSS aproveitou o Boulevard das Feiras, anexo ao Teatro Maria Sylvia Nunes, para lançar produtos e serviços que visam aprimorar ainda mais o atendimento aos segurados. O aplicativo IGEPSS foi uma das inovações apresentadas, disponibilizando acesso rápido e seguro a diversos serviços previdenciários para aposentados e pensionistas, permitindo que verifiquem dados, acompanhem processos, emitam documentos e agendem atendimento de forma prática e ágil.


Serviços ao cidadão - O IGEPSS ofereceu serviços de cidadania, com o apoio de secretarias estaduais, durante o evento, oferecendo a emissão gratuita de documentos essenciais como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e 2ª via de certidão de nascimento, facilitando o acesso a esses serviços fundamentais para o exercício da cidadania, além de atendimento de saúde e orientação sobre empreendedorismo, com o SEBRAE.

Para o presidente do IGEPSS, Giussepp Mendes, o ciclo de conferências é um marco para o Estado. “Esse dia é muito significativo para o IGEPSS, pois, hoje, somos referência nacional em recuperação previdenciária. Segundo o Dataprev, estamos em 1º lugar no Brasil, antes estávamos em 18º lugar. Conseguimos diminuir o déficit previdenciário, trazendo equilíbrio para as contas do Governo do Estado. A conquista desta instituição se dá pela humanização que temos com os segurados, porque por trás de cada processo tem uma vida e pelo corpo de servidores capacitados e empenhados em manter a qualidade do órgão”, explica o presidente.

A programação de aniversário encerra às 19h com o lançamento do livro “Seguridade Social: Reforma da Previdência, Orçamento e Gestão Pública”.