Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SELOVERDE

Governo do Pará destaca plataforma paraense de rastreabilidade da cadeia da pecuária

Governador Helder Barbalho ressaltou o pioneirismo do Estado para assegurar boas práticas na pecuária, em mais um evento da Semana do Clima, em Nova Iorque

Por Igor Nascimento (SEMAS)
21/09/2023 22h15

Governador Helder Barbalho expôs a estratégia de rastreabilidade em mais um evento da Semana do ClimaO governador do Pará, Helder Barbalho, destacou nesta quinta-feira (21) a primeira plataforma de rastreabilidade da cadeia da pecuária, o SeloVerde, no evento “Impulsionando sistemas agroalimentares: impulsionando o progresso da COP 28 à COP 30”, parte da agenda da Semana do Clima em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“Somos o primeiro estado a ter uma plataforma pública no Brasil de rastreabilidade da cadeia da pecuária, identificando desde o nascimento até o abate, vinculando o dono da propriedade até a indústria da carne, para que possamos assegurar que as boas práticas sejam valorizadas. Eu não acredito em políticas públicas que apenas atuem de forma coercitiva. Certamente, nós teremos uma dificuldade enorme de atingir o objetivo. O movimento de quem produz alimento de forma sustentável, com baixas emissões, precisa ser revertido no custo para o consumidor”, destacou Helder Barbalho.

“Se conseguirmos dar a solução para a pecuária, para que ela esteja na pauta sustentável, conseguiremos aprimorar o uso da terra. Se não encontrarmos uma solução pra essa atividade, sempre agiremos num processo fiscalizatório”, ressaltou o governador do Pará.

O evento, promovido pela The Nature Conservancy (TNC), discutiu a transformação dos sistemas alimentares e estratégias para preservar a floresta amazônica.

A agenda estará no centro da COP 30, a conferência mundial do clima, que será sediada em Belém, a capital paraense, na Amazônia brasileira, apontada como prioritária pela atual presidência da COP 28.

A agenda de sistemas alimentares e paisagens regenerativas será um elo entre as duas conferências, discutindo caminhos para consolidar parcerias de sistemas alimentares que promovam o desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia brasileira.