Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDOS E PESQUISAS

Fapespa e IBGE reforçam importância das pesquisas econômicas no Pará

Por Gustavo Pêna (SEOP)
04/10/2023 18h23

Em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Amazônia de Estudos e Pesquisas (Fapespa) promoveu uma reunião com diversas organizações do Estado, com objetivo de reforçar a importância do aprimoramento das pesquisas econômicas construídas pela entidade ligada ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) junto às empresas paraenses.

Além de representantes da sede do IBGE no Rio de Janeiro e da Fapespa, estiveram presentes no encontro órgãos como a Junta Comercial do Pará (Jucepa), Secretaria da Fazenda (Sefa), Fercomércio-PA e Banpará.

O IBGE realiza, anualmente, em todo o território nacional, as Pesquisas por Empresa, com a finalidade de caracterizar a estrutura econômica dos setores da indústria, construção civil, comércio e serviços no Brasil, avaliando suas transformações ao longo do tempo e, assim, contribuir para subsidiar a formulação de políticas por entes públicos e a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e sociedade em geral.

“O IBGE proporciona aos nossos estudos uma visão ampla e atual do cenário econômico, uma vez que temos como principal missão a disseminação da informação. Através desses dados podemos compreender e analisar os cenários econômicos das empresas, principalmente, na questão do número de pessoas trabalhando. Um objetivo da reunião foi divulgar a importância da contribuição das respostas aos questionários demandados pelo IBGE às empresas. Assim, teremos indicadores que contribuirão para os nossos próximos estudos”, disse Atyliana Dias, diretora de Estatística, Tecnologia e Gestão de Informação (Detgi) da Fapespa.

No cenário pós-pandemia de Covid-19, a produção e disponibilização de estatísticas econômicas tem importância para a compreensão de potenciais mudanças estruturais em termos de relevância dos setores e regiões, mercado de trabalho, comportamento da produtividade, capacidade de geração de valor, entre outros aspectos. 

Esses números do IBGE subsidiam diversos estudos da Fapespa, como o Perfil Econômico Vocacional dos Municípios Paraenses (PEV), Pará no Contexto Nacional, Boletim da Indústria, Boletim do Trabalho e Renda, Conjuntura Econômica Data Pará, Pará em Números, entre outros que são disponibilizados periodicamente para o público em geral no site da fundação: www.fapespa.pa.gov.br.

“Essa foi uma reunião solicitada pelo IBGE para que convidássemos outros parceiros do Estado que são responsáveis pela geração de dados determinantes para os estudos, tanto da Fapespa quanto do IBGE. É uma parceria de muito tempo que traz frutos importantes para a sociedade, desde o controle social até a tomada de decisão dos gestores públicos. Contamos com a credibilidade junto ao IBGE para promover essas reuniões de aproximação e alinhamento visando as futuras pesquisas”, enfatiza o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.