Em Redenção, Estado realiza mais uma etapa da Conferência Regional de Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF) realizou, nesta sexta-feira (17), mais uma etapa das conferências regionais de Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais. O evento foi realizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação do município de Redenção, no sudeste paraense, e envolveu membros do poder público e de entidades da sociedade civil, representando os municípios localizados na Região de Integração do Araguaia.
De acordo com secretário adjunto da SEAF, Cristiano Martins, o evento tem como objetivo discutir e debater os desafios enfrentados hoje pelos produtores rurais paraenses com o objetivo de reunir elementos que possibilitem potencializar ações e políticas públicas de promoção dos agricultores familiares e comunidades tradicionais, bem como de desenvolvimento rural sustentável, a serem previstas no Plano Estadual da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais.
"Nosso objetivo é entender as realidades dessas famílias e construir elementos para a elaboração de um plano estadual de desenvolvimento da agricultura familiar e comunidades tradicionais, que permita consolidar o desenvolvimento sustentável dessas famílias".
As conferências regionais vão seguir até o dia 7 de dezembro. Além de Redenção, também estão recebendo a programação cidades representantes de todas as Regiões de Integração do Pará. As etapas servem de preparação para a 1ª Conferência Estadual, que ocorre no mês de dezembro, em Belém. Na ocasião, será apresentado o Panorama atual e o Plano Estadual da Agricultura Familiar e das Comunidades Tradicionais do Estado do Pará.
VALORIZAÇÃO - Durante a Conferência Regional da região do Araguaia, os participantes reforçaram a importância do evento para os produtores agrícolas do Estado. É o caso do produtor rural Manoel Josino, que possui uma pequena área de cultivo no município de Xinguara.
Manoel josino - Agricultor“Este é o primeiro evento, que eu lembre, que está tratando esses temas, envolvendo nós, que somos produtores da roça, que cultivamos produtos em pequena quantidade. Temos esperança no trabalho do Governo do Estado, junto aos segmentos, para trazer desenvolvimento no setor produtivo familiar.” declarou.
Para o secretário municipal de agricultura do município de Redenção, Williamar Soares, o evento foi muito positivo. “A construção das temáticas em volta do que o pequeno produtor precisa é necessária. Por isso, parabenizo o Governo, que está no caminho certo. Espero que todo esse trabalho chegue na ponta, no homem do campo, que são os quem mais precisam.”
Pat-ire Kayapó - indígena e representante do território indígena las casasO indígena Pat-Ire Kayapó, representante do Território Indígena Las Casas, localizado no município de Redenção, destacou a importância da população dos povos originários nas discussões. “Para nós aqui somos muito importante participar dessa conferência e poder levar esse conhecimento que está sendo falado aqui para as nossas comunidades, para que as comunidades possam ter uma produção melhor e de qualidade. Isso é importante para a nossa aldeia.” pontuou.