Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PUBLICAÇÃO

Autor do livro "Bruno de Menezes: Etnógrafo da Amazônia" recebe exemplares de representantes da Imprensa Oficial

Obra é um dos lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorreu em setembro de 2023

Por Julie Rocha (IOE)
18/01/2024 08h23

Representantes da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) entregaram na quarta-feira, 17, os exemplares da obra "Bruno de Menezes: Etnógrafo da Amazônia", ao autor Rodrigo de Sousa Wanzeler. A entrega ocorreu pela manhã no gabinete a presidência. 

O livro é um dos lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorreu em setembro de 2023, consolidando o compromisso da Editora da Ioepa em promover e divulgar conhecimentos por meio de suas publicações literárias, culturais e científicas regionais. 

Composta por 323 páginas, a obra oferece uma profunda pesquisa sobre a trajetória de Bruno Menezes, um intelectual negro nascido no bairro do Jurunas, no município de Belém, Estado do Pará. Menezes, que transitou por diversos campos do saber, como Antropologia, Estudos Literários, História e Estudos Culturais, é apresentado de maneira abrangente e rica na pesquisa de Wanzeler. 

Autor, professor, pesquisador e responsável pela obra, Rodrigo de Souza Wanzeler disse que considera a publicação da pesquisa a concretização de um sonho. "É uma alegria muito grande levar a público algo que estamos pesquisando. Além disso, é uma forma de mostrar o nosso trabalho para a sociedade, o que é muito gratificante", afirmou. 

Ao apresentar o livro, o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, declarou que a Imprensa Oficial do Estado do Pará, ao publicar a obra, "mantém latente a memória sobre o escritor em pauta e reafirma seu compromisso público com a sociedade paraense de incentivar a promoção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos por meio de publicações literárias, culturais e científicas regionais." 

Coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, por sua vez, enfatizou o papel da editora no fortalecimento da cultura e literatura paraense, afirmando: "Através dessa entrega, fortalecemos e fomentamos a cultura e a literatura paraense. É mais um autor contemplado com as nossas produções literárias que a Editora Dalcídio Jurandir fornece aos escritores paraenses. Inclusive, é bom mencionar que estamos caminhando para o nosso livro de número 200, e a obra de Bruno de Menezes entra para esse rol de publicações”.

(Com informações de Gilmar Xavier)