Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Editora da Ioepa entrega exemplares do livro 'O Incrível Diário de Ana Vitória' à Autora

Por Julie Rocha (IOE)
19/01/2024 16h50

Na última quinta-feira (18), a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, realizou a entrega oficial dos últimos exemplares da obra "O Incrível Diário de Ana Vitória". Escrita por uma jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que superou grandes desafios desde o nascimento até a fase atual, a obra foi lançada no estande da Ioepa, na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, com sucesso de público. Os primeiros exemplares esgotaram durante o lançamento.

O Incrível Diário de Ana Vitória”

O livro narra a notável trajetória de Ana Vitória Simião de Carvalho, uma jovem sonhadora e inteligente que desafiou diversas barreiras e enfrentou obstáculos ao longo de sua vida. Sua história é marcada pela superação da paralisia cerebral, mostrando que a força de vontade e dedicação podem transformar desafios em oportunidades.

 "A entrega do livro representa para mim um sonho realizado, pois eu queria mostrar de alguma forma a minha história para as pessoas, mostrar quem eu sou, e também mostrar que uma pessoa com deficiência também pode escrever um livro, basta a gente querer e com dedicação conseguimos alcançar nossos objetivos”, disse Ana Vitória, durante a entrega do livro, na sala da Editora Pública Dalcídio Jurandir.

O livro é uma parceria do Centro Integrado de Cidadania (CIIC) da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Bordalo. "Para nós da Imprensa Oficial do Estado do Pará, é uma honra publicar o livro da autora Ana Vitória com essas parcerias, e saber que estamos contribuindo com a inclusão social, fortalecendo o leque de publicações de autores da literatura paraense”, destacou o presidente da Ioepa, Jorge Panzera.

Jorge Panzera também disse que “a entrega do livro "O Incrível Diário de Ana Vitória" reforça o compromisso da Ioepa e da Editora Pública Dalcídio Jurandir em dar voz às diversas experiências e promover a inclusão por meio da literatura, inspirando leitores a enxergarem além das limitações e acreditarem no poder transformador das histórias de superação”.

Já o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, que recebeu a autora, lembrou que a editora já publicou obras tão importantes quanto o "O Incrível Diário de Ana Vitória". "É bom ressaltar que esse trabalho não é inédito, nós já publicamos um livro semelhante chamado 'Histórias de Milena', que sofria de transtorno do espectro autista (TEA), igual à Ana Vitória. Nós nos sentimos orgulhosos de fazer parte disso”.

Com informações de Gilmar Xavier.