Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO SOCIAL

Instituto de Gestão Previdenciária prepara servidores da Adepará para aposentadoria

Em 2023, mais de mil servidores estaduais receberam capacitação sobre educação previdenciária. Neste mês de fevereiro, haverá nova programação.

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
01/02/2024 09h12

Iniciando o calendário de 2024 das ações do programa de educação previdenciária, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (IGEPPS) reuniu servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), para diálogos sobre estratégias de como aperfeiçoar o autocontrole financeiro, a capacidade de resolução de problemas e a identificação de prioridades pessoais para o momento da aposentadoria.

“O objetivo é trazer reflexões sobre as mudanças que vão acontecendo nos momentos que antecedem a aposentadoria. Uma fase de muitos desafios e a gente normalmente pensa muito mais nas regras do que nos outros aspectos”, detalhou Marcella Takeshita, assistente social do IGEPPS, integrante do Núcleo de Atenção Psicossocial, setor responsável pela realização do Curso de Preparação para Aposentadoria.

Assistente social da Adepará, Simone Nunes: "Eu gostei muito. Deu para ter uma noção do que precisa fazer para se aposentar"

“Vim para o curso pensando que seria falado sobre regras de aposentadoria”, destacou a assistente administrativa Simone Nunes. Mas a servidora de 51 anos, 20 deles dedicados ao serviço público, se surpreendeu com a importância da temática abordada. “Eu gostei muito! Deu para ter uma noção do que precisa fazer para se aposentar. Então as minhas expectativas são as melhores, por ter chegado ao final do curso sabendo o que fazer, e as estratégias que posso usar para ter uma melhor aposentadoria”.

Foram três dias de dinâmicas de grupo com foco em aspectos comportamentais e cognitivos relacionados à organização financeira, assunto bastante demandado por aqueles que se veem prestes a entrar para a inatividade.

Engenheira agrônoma da Adepará, Júla Maia aprovou a iniciativa de orientação do Instituto Previdenciário do Pará “A questão social e psicológica do curso é muito boa. Eu gostei muito. Ajuda a gente a ter novos pensamentos em relação à aposentadoria, questão financeira, social e psicológica”, pontuou a engenheira agrônoma Júlia Maia, que atua como fiscal na Agência. 

“A gente aprendeu aqui, que não podemos viver sozinhos, que precisamos de acolhimento profissional, de relações sociais, de amizades, e de uma educação financeira bem estruturada. E esse apoio psicológico que tivemos durante o curso foi ótimo pra mim”, reforçou a fiscal.

“Pensar em como vai ser o nosso comportamento ou em como a gente vai reagir às mudanças, ou mesmo de que maneira vamos pensar o planejamento financeiro, são questões que, infelizmente, não temos muito hábito de pensar. O Curso de Preparação para Aposentadoria oferece ferramentas e indicações iniciais para despertar essa questão no servidor”, explicou Marcella Takeshita.

A política do IGEPPS é proporcionar o melhor subsídio de informações para os servidores se prepararem para a aposentadoria. Passar para a inatividade é uma mudança de vida, que envolve toda a família do segurado. Por isso, é importante que ele tenha conhecimento prévio da documentação que precisa apresentar no ato do requerimento e como enfrentar uma nova vivência sem o dia a dia do trabalho que por anos desenvolveu no seu órgão público”, analisou o presidente do Instituto, Giussepp Mendes.

Em 2023, mais de 1000 servidores públicos estaduais foram capacitados por meio das ações de educação previdenciária realizadas pelo IGEPPS. O próximo Curso de Preparação para Aposentadoria está programado para o mês de fevereiro.