Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Seac e Seap certificam internos que trabalharam na reconstrução de praça, em Belém

A requalificação da Praça São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra Firme, é mais uma obra do governo do Estado que beneficia moradores da capital

Por Matheus Rocha (SEAC)
28/03/2024 14h21

A Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) realizou nesta quinta-feira (28) a cerimônia de certificação de custodiados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Eles trabalharam no projeto de requalificação da Praça São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra Firme, em Belém, que está sendo readequada para voltar a receber com segurança e comodidade os moradores da área.

Nas últimas três semanas, os internos trabalharam na recuperação do piso e das calçadas. A parceria entre Seac e Seap contribuiu para a qualificação profissional e a ressocialização dos custodiados, ressaltou o diretor de Trabalho e Produção da Seap, Belchior Machado.

Segundo ele, “a Seap vem contribuindo em diversas obras e serviços públicos com a mão de obra prisional. Essa praça foi toda reformada pelas mãos de pessoas privadas de liberdade, que ao final da revitalização foram certificadas, tendo em vista que esse momento também garantiu a qualificação profissional delas. Parcerias como essa são fundamentais para proporcionar oportunidades dentro do processo de reinserção social, aproximar o sistema penitenciário da sociedade e, assim, buscar a diminuição da reincidência criminal”. 

Estrutura - Localizada no centro da Terra Firme, a Praça São Domingos de Gusmão é muito procurada por moradores da área, principalmente por ser anexa à Paróquia com a mesma denominação, e pela proximidade com a feira do bairro. Por meio de iniciativa da Seac, o local está passando por completo processo de restauro, para que possa, sobretudo, voltar a abrigar comerciantes.

Para o padre Francisco Nunes, pároco da "São Domingos de Gusmão", a reforma veio em uma excelente hora. “Durante o dia e a noite muitas pessoas trabalham nessa praça com vendas, contribuindo para o sustento das suas famílias. Muitas pessoas vêm de outros bairros para vender. A gente fica feliz que o Governo esteja melhorando esta área, não só para quem trabalha, mas também para famílias que vêm buscar lazer e conforto. Fico muito feliz, pois não teríamos condições de fazer essa melhoria sem o Governo do Pará”, disse o padre.

Com o encerramento das obras civis, o projeto de requalificação da Praça vai passar para a fase de acabamento, quando artistas residentes no próprio bairro da Terra Firme farão pinturas e outras instalações artísticas no local. 

De acordo com o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, o objetivo é que, nas próximas, os trabalhos sejam concluídos e o equipamento público entregue à população. “Este projeto foi idealizado para garantir que esta Praça possa voltar a ser um ponto de referência no lazer e também no comércio do bairro da Terra Firme. Que os moradores possam voltar a ter conforto e segurança para frequentar o local com suas famílias”, destacou o secretário.