Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PEQUENOS CHEFS'

Pacientes do Hospital Oncológico Infantil participam de programação especial de Páscoa

Com a parceria do grupo Movidos em Amor e do chef confeiteiro Paulo Freitas, pacientes e acompanhantes prepararam alfajor e ovos de Páscoa

Por Leila Cruz (HOIOL)
29/03/2024 19h07

As crianças aproveitaram para vivenciar a Páscoa com criatividade Oficina de preparação de guloseimas de chocolate, contação de histórias, distribuição de brindes e muita diversão fizeram parte da programação de Páscoa do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, realizada para pacientes e acompanhantes durante a semana. As atividades elaboradas pela equipe de Humanização, em parceria com o grupo Movidos em Amor (Mova) e do chef confeiteiro Paulo Freitas, deixaram a semana  muito mais especial na unidade hospitalar.

A data foi celebrada de forma lúdica, com edições especiais do Projeto “Pequenos Chefs”, que incentiva crianças e adolescentes na descoberta da arte de preparar alimentos. Desta vez, a oficina foi voltada à preparação de alfajor e ovos de Páscoa, para promover um ambiente de socialização e criatividade, além de proporcionar o acolhimento religioso, com a finalidade de amenizar os anseios e medos durante o período de hospitalização, explicou a coordenadora de Humanização, Natacha Cardoso.Alegria estampada no olhar ajuda a enfrentar os desafios da rotina de tratamento

“Entendemos que é uma dia importante dentro do calendário comemorativo e cristão, por isso buscamos acolher todo tipo de religião, entendendo que o acesso é igualitário, respeitando a individualidade de cada família aqui representada. A ideia não é só desenvolver o brincar para a criança e respectivo acompanhante, mas promover o acolhimento religioso e o bem-estar físico e emocional. Todas as atividades são pensadas para trabalhar o corpo, a mente e o espírito. Um cuidado centrado no paciente”, acrescentou a coordenadora.

O pedreiro Antonio Silva, 46 anos, veio do município de Ourém, no nordeste paraense, para acompanhar o filho Pedro Gustavo durante o tratamento contra um osteossarcoma. Ele, que participou das atividades, disse que “a Páscoa é uma data muito importante, mostra o quanto Jesus amou o mundo de tal maneira que deu a própria vida, mas ressuscitou. É um tempo que ficamos mais reflexivos, porque para quem tem fé, milagres existem. A minha esperança é a cura; a vitória do meu filho contra essa doença”.

Ação voluntária - Trazer esse conforto é um dos objetivos do Grupo Mova, que completa um ano atuando com voluntariado no Hospital. São pessoas que se dedicam a levar uma palavra de carinho, tornar os dias menos angustiantes e ajudar o Hospital na missão de ofertar uma assistência  humanizada. “Fazemos esse trabalho de contação de histórias durante o ano inteiro, dois sábados durante o mês. Somos um grupo cristão, composto de pessoas de várias denominações, que trabalha histórias bíblicas. Desta vez, trouxemos o real significado da Páscoa, falando de Jesus Cristo. A maioria já conhece a história; é sempre muito divertido. Somos um grupo de amigos que se conhece há muitos anos, e faz esse trabalho com muito amor”, destacou Elanna Silva, coordenadora do grupo.Grupo Movidos em Amor é parceiro dos momentos de alegria e esperança oferecidos aos pacientes

Em uma mesa foi reproduzido o momento da Santa Ceia para explicar o simbolismo da cena celebrada no período Pascoal. “A morte e ressurreição de Jesus foi contada de uma forma muito leve e divertida, em uma linguagem adequada ao público infantil. Utilizamos o Teatro de Fantoches, com os personagens Liliano e Marianazinha, para falar sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, interagir com os pacientes e entoar canções referentes à temática. É realmente um momento de muita interação”, disse Elanna Silva.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região amazônica em diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e de estados vizinhos.