Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedeme realiza curso de artesanato em malva amazônica na UsiPaz Cabanagem

O curso abrange a confecção de sacolas diversas e também embalagens para presentes e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões, proporcionando geração de renda

Por Aldirene Gama (SEDEME)
16/04/2024 16h45

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), está promovendo mais um curso de capacitação voltado para a produção de artesanato com fibra de malva amazônica (uma fibra natural).

O curso abrange a confecção de sacolas diversas e também embalagens para presentes. A iniciativa faz parte do cronograma de ações da Sedeme, no contexto do programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, cujo objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões, proporcionando geração de renda por meio do conhecimento.

"O artesanato se tornou uma fonte de renda em minha vida. Há dois anos venho participando dos cursos na UsiPaz Cabanagem. Foi por meio do conhecimento adquirido aqui que passei a customizar e personalizar as embalagens dos produtos que trabalho. O artesanato em fibra natural veio agregar valor e se tornou o diferencial dos produtos que comercializo", disse Lucenilda Vieira Ferreira, 55 anos, uma das participantes do curso.

As atividades iniciaram nesta terça-feira, 16, e terão uma carga horária total de 32 horas/aula, estendendo-se até a sexta-feira, 19. Ao todo, 20 moradores do entorno da Usina estão inscritos na modalidade. Ao final do curso, os participantes vão receber seu certificado como reconhecimento pelo aprendizado.

Natanael França"É a minha primeira vez participando de uma oficina de artesanato. Eu já frequento a Usina e faço aulas de dança. Agora estou enfrentando esse novo desafio. Confesso que está sendo uma experiência muito prazerosa. Pretendo compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas e assim multiplicá-lo. Estou vivendo uma fase de quebra de paradigmas, onde homens podem e devem participar de diversas atividades que eram tradicionalmente associadas apenas às mulheres, e vice-versa", afirmou Natanael França, que também participa da oficina.

O secretário da Sedeme, Paulo Bengtson, ressalta a importância de apoiar a realização de cursos de artesanato, aliando produção e sustentabilidade, ratificando o compromisso do Governo do Pará em incentivar o empreendedorismo sustentável.

A capacitação é ministrada pela equipe técnica da CTC, na sala de costura da Usina, que conta com máquinas de costura e todos os materiais necessários para desenvolver a atividade. Durante as aulas os participantes têm a oportunidade de aprender sobre técnicas de manuseio da fibra, corte, costura, colagem, bordado, uso correto de ferramentas e customização de peças para criação artesanal. 

Ao final, cada concluinte receberá da CTC um kit completo para o início de suas atividades comerciais.

"É muito gratificante ministrar a oficina de artesanato em Malva para a produção de bolsas e diversas peças artesanais. A turma é muito dedicada, e percebo o interesse e a força de vontade de cada um em aprender cada detalhe. Na realidade, é uma troca de experiências, onde ao mesmo tempo que ensino, também aprendo", disse Marinalva de Souza Ferreira, técnica da CTC, responsável pela oficina.

Sobre a CTC

A Companhia Têxtil Castanhal (CTC) é apoiada pelo Governo do Pará por meio da Sedeme. A empresa possui filiais no Amazonas e São Paulo, e é a maior fabricante de produtos de juta do ocidente e líder de mercado no Brasil há mais de 50 anos.

Criada em 1966, a Castanhal é a maior fabricante de artigos de juta das Américas, tendo como principais produtos as sacarias para café, telas de artesanato, chapelaria e decoração, fios para tecelagem, indústria de calçados, armarinhos e outros.