Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Sistema de Gestão de Pessoas da Seap passa a integrar portal federal Gov.br

Implementação permite que o Sistema se integre a outros serviços da plataforma como o de Assinatura Digital e Validação Biométrica Digital

Por Caroline Rocha (SEAP)
23/05/2024 10h29

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) a partir desta quinta-feira (23) passa a integrar o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP) junto ao Portal Gov.br, plataforma que unifica os canais digitais do Governo Federal. A autenticação por meio de Login Único permite que os dados dos servidores e as informações mais sensíveis relacionadas à Seap passem a contar com maior proteção contra acessos não autorizados.

A implementação ao novo mecanismo de login ao Gov.br também permite que o SIGP seja integrado a outros serviços da plataforma, como, por exemplo, a Assinatura Digital, Validação Biométrica Digital e Facial, Carteira de Documentos e integração com o Conecte SUS para a Validação de Atestados Médicos, entre outros.

O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP) foi criado em 2021 e o trabalho de integração foi possível graças ao empenho e trabalho da equipe de desenvolvimento da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), explica Alexandre Santana Pereira, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da DGP.

A equipe de Alexandre Pereira é composta por Adriano Silva Barreto, Arthur Araújo Correa, Bernardo Araujo Correa, Wanderson Borges Lopes, Gabriel do Nascimento Rodrigues e Igor Guimarães Teixeira.

De acordo com Alexandre Pereira, além do acesso à gama de serviços federais, estaduais e municipais vinculados ao sistema Gov.br, existem possibilidades futuras a serem integradas e compartilhadas na plataforma, mas o fator principal é a segurança envolvida daqui para frente.

O novo mecanismo de login conta com autenticação multifator e medidas de proteção robustas, garantindo que os dados dos servidores estejam protegidos contra acessos não autorizados.

Pereira destaca que a autenticação de duas camadas é uma maneira eficaz de proteger os usuários contra ataques de engenharia social, uma prática onde indivíduos são manipulados para divulgar informações confidenciais. "Além disso, há o PIN enviado como código adicional, garante que a pessoa é realmente quem diz ser", diz o coordenador.

Bernardo Corrêa, um dos desenvolvedores da equipe da DGP, foi quem conduziu os trabalhos junto à plataforma do Governo Federal, e destacou que havia a necessidade de fazer a integração com alguns serviços e o acesso a essas funções exclusivas. As assinaturas digitais de documentos, por exemplo, são algumas dessas possibilidades, afirma.

“Embora atualmente você não possa assinar documentos digitalmente, em breve será possível fazer isso de forma automática, sem a necessidade de processos externos. Isso trará uma série de vantagens. Além disso, poderemos integrar nosso sistema com serviços públicos, permitindo que informações já preenchidas na conta Gov.br sejam importadas diretamente para o nosso sistema”, garante Bernardo.

O coordenador administrativo da DGP, Cleidyr Lima, também enfatiza a segurança dos dados pessoais e institucionais da Seap. "Em termos de segurança da informação e do sistema, o GOV é a melhor ferramenta disponível no mercado para acesso e autenticação dos servidores", garante Lima. 

Texto de Márcio Sousa / Ascom Seap