Confira os horários de funcionamento de espaços públicos no feriado do Dia do Trabalhador
Museus e memoriais do Estado estão com entrada gratuita aos domingos e feriados

Para quem tem interesse em passear em pontos turísticos de Belém durante o feriado nacional prolongado em celebração ao Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º), espaços públicos como a Estação das Docas, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças e o Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna" estarão abertos normalmente, com entrada gratuita. O complexo turístico e gastronômico Estação das Docas funcionará na quinta-feira e domingo, das 10h à meia-noite, e às sextas e sábados, das 10h à 1h da manhã. O Mangal funcionará das 8h às 18h e o Utinga das 6h às 17h.
Os parques estaduais da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense e de Monte Alegre, na região oeste do estado, abrirão a partir das 6h e ficam até 17h repletos de atividades voltadas ao ecoturismo, lazer e à educação ambiental, segundo o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio).
O destaque no âmbito da cultura é a recente medida estabelecida pelo Governo do Estado: a entrada gratuita aos domingos e feriados nos museus e memoriais do Estado. A iniciativa vale para os espaços que integram o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e busca ampliar o acesso da população à cultura, à memória e ao patrimônio histórico. Antes, as gratuidades ocorriam as terças e no primeiro domingo de cada mês.
Na quinta (1º) e sexta (2), o Parque da Residência funciona de 9h às 17h; o Parque Urbano Belém Porto Futuro de 6h às 22h (entrada até 21h30); o Parque Cemitério Soledade e Museus e Memoriais do Estado de 9h às 14h, na quinta, e de 9h às 17h, na sexta. Domingo (4), os Museus e Memoriais funcionam normalmente, de 9h às 17h, e com entrada gratuita. O Theatro da Paz segue com visitas guiadas na quinta e sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Estação Cultural de Icoaraci, Museu do Marajó e Arquivo Público do Estado do Pará estarão fechados nesses dois dias.

SEGURANÇA - Durante o feriado prolongado, algumas unidades estarão funcionando em plantão de 24 horas. Em Belém, serão as Seccionais de São Brás, Sacramenta, Marambaia, Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Em Ananindeua, a Seccional de Ananindeua e a Seccional da Cidade Nova. Em Marituba, a Seccional de Marituba, e em Benevides, a Delegacia de Benevides. As demais delegacias estarão fechadas.

CIDADANIA – As Estações Cidadania localizadas em Belém, Ananindeua, Tucuruí, Itaituba, Marabá e Santarém não irão funcionar nas próximas quinta (1º) e sexta-feira (2), segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). Os serviços serão retomados na próxima segunda-feira (5), conforme agendamento prévio.
COSANPA - As lojas de atendimento estarão fechadas quinta (1º) e sexta (2), mas os outros canais de atendimento funcionarão normalmente. As opções são as ligações por meio do número 0800 0195 195; mensagens de WhatsApp via 91 3122-7194 e chat online no site.
HEMOPA – Todas as unidades da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) estarão fechadas na quinta-feira (1º) e no domingo (4). Na sexta (2) e sábado (3), as unidades de Tucuruí, Capanema, Altamira, Redenção e Abaetetuba estarão fechadas. A unidade Marabá funcionará na sexta (2), de 7h às 13h, e fechará no sábado (3). Na sexta (2), as unidades de Belém, Castanheira, Metrópole funcionarão de 7h30 às 17h, e Santarém e Castanhal das 7h às 13h. No sábado (3), Santarém funcionará de 7h às 13h; Belém, Castanheira e Metrópole de 7h30 às 17h; e Castanhal de 7h às 17h.

MAIS SAÚDE - Conforme a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), as Unidades de Referência Especializada Presidente Vargas, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe) e Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipos I e II de gestão estadual não funcionarão nesta quinta-feira (1º) e nem na sexta-feira (2). O atendimento volta ao normal em todas as unidades na próxima segunda-feira (5). Já os Caps tipo III (Grão Pará, Renascer e Marajoara) e a Unidade Básica da Pedreira vão manter apenas o serviço de urgência e emergência nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2).
As policlínicas Metropolitana, em Belém, do Lago de Tucuruí, de Marabá, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Belém, não funcionarão nesta quinta-feira (1º). Todas as unidades funcionarão normalmente na sexta-feira (2).
O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém; o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) em Marabá, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém; o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba; o Hospital Geral de Castelo de Sonhos (HGCS) e o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) vão funcionar apenas com internação, atendimento de emergência e serviços específicos conforme seus perfis de atendimento nesta quinta-feira (1º), e retomam o funcionamento normal na sexta-feira (2).

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; o Hospital Geral de Tailândia (HGT), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (HRPL); Complexo Hospitalar dos Caetés (Hospital e Policlínica), em Capanema, e o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2). O Hospital Jean Bitar, em Belém, funcionará normalmente para internação nesta quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2).
O Hospital Regional de Tucuruí e a Unacon funcionarão normalmente nesta quinta-feira (1º). Na sexta-feira (2), funcionará apenas com serviços de internação e pronto atendimento. As atividades administrativas e ambulatoriais retornam à normalidade na segunda (5). O Hospital Regional Público da Transamazônica vai funcionar nesta quinta-feira (1º) apenas com serviços de internação, pronto atendimento e hemodiálise.