Estado realiza programação especial alusiva ao Dia do Jovem Trabalhador
O Governo do Pará, comprometido em garantir dignidade à juventude, mantém o Programa 'Primeiro Ofício' e ações de capacitação profissional e acesso ao mercado de trabalho
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, emprego e Renda (Seaster), realizou nesta quarta-feira (30), no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém, uma programação especial para jovens que ingressaram no mercado de trabalho pelo Programa “Primeiro Ofício” e outros que estão cadastrados no sistema aguardando uma vaga.

Cerca de 150 jovens, de diversos bairros da Região Metropolitana de Belém, assistiram à palestra sobre o tema “Os desafios do desenvolvimento sustentável para a juventude”, quando puderam aprender mais sobre os desafios do mercado de trabalho, e como enfrentá-los sem abandonar o objetivo profissional.
O presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), Jorge Portugal, disse que "é muito gratificante ter esses jovens em nossas empresas, até porque é onde eles começam a aprender o lado profissional. Mas eles continuam o seu estudo também, e isso, para nós, é uma mão de obra muito boa, porque aqueles que buscam realmente se desenvolver acabam ficando na empresa. Quando terminam o Programa ('Primeiro Ofício'), eles são absorvidos. Não na sua totalidade, mas a grande maioria. E hoje é uma mão de obra muito boa, porque eles estão no início, e nós estamos vendo vários jovens se destacarem. O setor supermercadista vem aproveitando muito este fator no Pará, não somente na Região Metropolitana, até porque nós temos um acordo com o governo, que nos traz jovens de diversas áreas, seja como repositor, recursos humanos e outros. É um processo muito gratificante".
O Governo do Pará investe, cada vez mais, em mecanismos que proporcionem mais dignidade à juventude com a geração de oportunidades, por meio do Programa "Primeiro Ofício", que prioriza o crescimento profissional dos jovens com qualificações e geração de emprego.

Resultados positivos - “O Programa 'Primeiro Ofício' é essencial aos jovens que buscam inserção no mercado de trabalho, por ser uma ferramenta concreta de mudança de vida. O governo do Estado segue investindo em parcerias com empresas de todo o Pará. Esta programação de hoje foi planejada, especialmente, como parte do nosso trabalho, que prioriza a geração de emprego e renda a todos. Já estamos alcançando resultados positivos, com muitos jovens comprometidos e transformados pelas oportunidades que viabilizamos pelo Programa”, ressaltou Miriquinho Batista, secretário-adjunto da Seaster.
“Eu fui acolhido por um projeto da Escola Salesiana do Trabalho que atendia jovens. Vim do interior, estudei e aprendi não apenas a minha profissão, mas a filosofia de vida pautada no trabalho e na humanidade. Esse fato fez toda a diferença na minha trajetória política e de vida, por isso digo a vocês que aproveitem essa oportunidade do Programa Primeiro Ofício”, disse o superintendente da Sudam, Paulo Rocha.
O evento contou ainda com a participação da representante do Fórum de Aprendizagem, Deyse Macóla; do superintendente Regional do Trabalho, Paulo Gaia, e de representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Sesi/Senai (Serviço Social da Indústria/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Experiências - "Eu tenho 18 anos, comecei a trabalhar em um supermercado no bairro do Marco, em Belém, no começo de fevereiro deste ano. Trabalho como jovem aprendiz, e estou aprendendo a lidar com o público, pois trabalho como repositora e aprendo um pouquinho de cada coisa. Dessa forma, eu vejo que tenho chances de ir futuramente para outro cargo, por ter uma ampla visão do que acontece ali, naquele ambiente. Além disso já ter me ajudado muito na relação pessoal, para o meu ambiente familiar e ajuda financeira. É algo que veio para o meu crescimento. No mundo que a gente vive, a gente precisa ter esse amparo, porque não é tão fácil conseguir um primeiro emprego", disse Elaine Gabrielle.
"Já fiz o meu cadastro, e estou na torcida para ser chamada em breve. Gostei bastante da oportunidade de estar aqui hoje, além de poder entender melhor que nós, jovens, podemos fazer a diferença no mercado de trabalho com a nossa dedicação e foco", contou Ayslana Tavares.
Crescimento - Segundo o levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), com base nos dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Pará registrou, entre janeiro e novembro de 2024, o total de 12.363 jovens aprendizes contratados formalmente. É um crescimento de quase 14% em relação ao mesmo período de 2023, que confere ao Pará a condição de maior contratante de aprendizes na região Norte, e o 11º do Brasil.
Os interessados em participar do Programa "Primeiro Ofício" devem enviar o currículo atualizado para o e-mail [email protected] ou comparecer ao prédio do Seaster/Sine, na Travessa Padre Eutíquio, nº 1078 , bairro Batista Campos, em Belém.
As empresas que querem aderir ao "Primeiro Ofício" devem fazer contato com a equipe da Seaster pelo e-mail: [email protected]