Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seac vistoria fase final da obra e prepara entrega da Usina da Paz de Benevides

A 13ª Usina da Paz em funcionamento no território paraense está recendo os últimos ajustes para ser entregue à população ainda em maio

Por Matheus Rocha (SEAC)
06/05/2025 17h48
A 13ª UsiPaz a entrar em funcionamento no Pará já se integra à paisagem de Benevides

Representantes da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) realizaram, nesta terça-feira (6), visita técnica às obras da Usina da Paz do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. O novo equipamento público do governo do Estado recebe os últimos ajustes antes da entrega, prevista para este mês.

Durante a visita, a titular da Seac, Elieth Braga, destacou que a nova Usina está sendo preparada para ser referência em serviços e atendimentos à população de Benevides, com uma estrutura moderna e mais de 70 serviços oferecidos. “Hoje estamos fazendo a visita técnica na Usina de Benevides, finalizando os preparativos para a inauguração de mais uma unidade do maior projeto de transformação social da América Latina. Cada detalhe, em cada espaço, está sendo pensado para transformar vidas”, ressaltou a gestora, que estava acompanhada pela prefeita de Benevides, Luziane Solon.

A UsiPaz de Benevides será a 13ª unidade em funcionamento no Pará. O complexo de cidadania do Estado está localizado no distrito de Murinin, em uma área localizada na Rodovia PA-404.

Estrutura - O novo equipamento público contará com uma ampla estrutura, moderna e funcional, para oferecer serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, qualificação profissional e assistência social. A estrutura inclui ainda espaços equipados, como consultórios médicos e odontológicos, salas de estudo e robótica, quadra poliesportiva, piscina, espaços de convivência e áreas para cursos profissionalizantes.

Secretária Elieth Braga e a prefeita de Benevides, Luziane Solon, na visita técnica à nova Usina da Paz

As Usinas da Paz são complexos de cidadania integrados ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), implantado pelo Governo do Pará para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis.

Doze Usinas já estão em pleno funcionamento em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba e Castanhal, na Região Metropolitana; Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.

Somente em 2025, o Estado entregou as Usinas da Paz em Castanhal, Marabá e Abaetetuba, beneficiando diretamente mais de 616 mil pessoas.