Hospital Geral de Tailândia orienta usuários sobre uso seguro de medicamentos
Farmacêutica da unidade, que reforça a rede pública estadual de saúde no sudeste paraense, enfatizou características, finalidade, cuidados na administração e prescrição médica
Para conscientizar a comunidade, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, realizou nesta semana uma ação educativa sobre o uso racional de medicamentos. A iniciativa, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), integra as atividades do mês temático voltado à promoção do uso seguro e responsável desses produtos.
A ação começou na recepção ambulatorial, onde usuários e acompanhantes esperavam por atendimento. A responsável Técnica do HGT, farmacêutica Aline de Morais, repassou orientações práticas sobre o uso correto de medicamentos. Ela falou sobre características, finalidade, cuidados relacionados à administração e prescrição médica.

“O medicamento é uma substância usada para prevenir, tratar ou curar doenças. Ele deve ser utilizado com orientação profissional, respeitando sempre a dose e o horário definidos pelo especialista”, informou a profissional.
A farmacêutica também alertou sobre os riscos do uso inadequado e da automedicação. “Não se deve tomar medicamento por conta própria. É importante procurar um profissional de saúde e seguir a prescrição adequada. Também é necessário verificar sempre o prazo de validade e manter o medicamento em local apropriado”, completou.

Aprendizado - Após a abordagem no ambulatório, a atividade foi levada para a recepção do Setor de Pronto Atendimento (PA), alcançando um novo grupo de usuários e acompanhantes. Uma das participantes foi Maria Cristina, 29 anos, que acompanhava a mãe para uma consulta médica. Ela destacou a importância da ação e parabenizou pela iniciativa. “Foi muito boa a ação com a farmacêutica. Eu gostei muito e pude aprender mais sobre os cuidados que devemos ter com nossa medicação em casa. Muitas pessoas, às vezes, não sabem desses cuidados, mas aqui tivemos a oportunidade de aprender. Parabéns a toda essa equipe”, disse a acompanhante.
Com o objetivo de tornar a abordagem mais acessível, Aline de Morais apresentou vários medicamentos, explicando a função e os cuidados com cada um. A atividade contou com a participação de cerca de 40 pessoas.
Ao final, foram distribuídos materiais educativos sobre uso racional de medicamentos, reforçando os conteúdos abordados.
Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.