Seduc inicia construção do novo Plano Estadual de Educação que vai guiar políticas públicas até 2035 no Pará
Primeira reunião da Comissão Gestora apresentou plano de trabalho com ações já em curso e articulação de parcerias para garantir educação com qualidade e equidade em todo o estado

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) deu início, nesta quarta-feira (7), à construção do novo Plano Estadual de Educação 2025–2035, com a realização da primeira reunião da Comissão Gestora, na sede da secretaria, em Belém. O encontro marcou o início das ações articuladas que já começam a organizar o processo de escuta, diagnóstico e formulação das diretrizes que vão nortear a política educacional do Pará pelos próximos anos.
Com a apresentação do plano de trabalho, o Estado avança na mobilização de entidades representativas e fortalece as parcerias institucionais que vão assegurar a efetivação do direito à educação de qualidade, inclusiva e com equidade em todo o território paraense.
“Hoje realizamos a primeira reunião das entidades que compõem a Comissão Gestora. Ainda estamos na fase de constituição dos representantes de cada instituição, além da definição do regimento do Fórum Estadual de Educação e do cronograma de ações. Essa agenda já começou e se estende até junho de 2026, com etapas como escutas municipais e regionais, construção de diagnósticos e definição de prioridades. Estamos dando os primeiros passos para garantir os próximos 10 anos da educação no Estado do Pará”, explicou o secretário adjunto de Regime de Colaboração da Seduc, Diego Maia.
Participação ativa e escuta dos municípios
Coordenada pela Seduc, por meio da Sarc, a Comissão Gestora também é formada por representantes da Undime-PA (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Uncme-PA (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), Fórum Estadual de Educação (FEE) e Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE).

De acordo com Diego Maia, o processo já conta com programações definidas para os próximos meses. “Ainda em junho, a Seduc, em parceria com a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), promoverá um grande encontro em Belém, reunindo todas essas entidades para uma formação voltada à criação dos fóruns municipais. Antes disso, organizaremos os fóruns regionais de forma presencial”, informou.
Plano com identidade paraense
A coordenadora estadual da Uncme, professora Nazaré Reis, reforçou que o plano será construído com ampla participação dos municípios e deverá refletir a diversidade do Pará:
“Hoje iniciamos o traçado de uma proposta de trabalho para a construção do Plano Decenal 2025–2035. A ideia é estarmos mais próximos dos 144 municípios, assessorando cada um para que esse plano tenha identidade local e reflita as especificidades de cada território. Nosso compromisso é construir um texto que valorize a diversidade do nosso estado e contribua, de fato, para o desenvolvimento da educação paraense”, destacou.
Se quiser agora adaptar esse conteúdo para outro formato (vídeo institucional, pílula para redes, arte de destaque com metas do plano), posso te ajudar também! Quer seguir com isso?