Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E RENDA
English Version

Feira de Empreendedores do CIIR homenageia mães e oferece oportunidades de renda

Evento fomenta o empreendedorismo, valoriza o protagonismo materno e reforça a inclusão social durante atendimentos em saúde

Por Ascom (Governo do Pará)
08/05/2025 15h42
Helma Ferreira, ao lado do marido, compartilha sua experiência na feira e destaca a importância da renda extra para o tratamento do filho. Foto Jackson Lobato (Ascom CIIR)

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio do setor de Arte e Cultura, encerrou nesta quinta-feira, 8 de maio, a 5ª edição da Feira de Empreendedores. O evento, realizado de 6 a 8 deste mês, no hall do Bloco C, das 8h às 17h, reuniu usuários, acompanhantes e profissionais da instituição com o objetivo de promover a inclusão social, incentivar o empreendedorismo e oportunizar a complementação da renda durante os atendimentos em saúde. Com a temática “Mães que empreendem, inspiram e moldam o futuro”, a edição deste mês destacou o papel transformador das mães atípicas.

Entre as expositoras, estava Helma de Fátima Ferreira de Sá, mãe do pequeno Pedro, de 3 anos, que realiza acompanhamento com a neuropediatra do CIIR. Sobre a importância da feira, a empreendedora disse que o comércio inclusivo “é fundamental para garantir uma renda extra, principalmente para a compra de medicamentos, que são caros.” Ela também destacou o atendimento do CIIR: “Percebo que meu filho evoluiu. Hoje é uma criança mais ativa.” Como mensagem às mães que vivem desafios semelhantes, Helma deixou um recado: “É preciso ter coragem, porque cada dia é um dia diferente do outro.”

Mary Almeida e a filha participam pela primeira vez do comércio inclusivo e celebram o momento de descontração dedicado às mães cuidadoras. Foto Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)

Segundo Denise Morais, supervisora do setor de Arte e Cultura, a Feira de Empreendedores do CIIR foi um sucesso mais uma vez. “Trouxemos a temática do Dia das Mães com o ‘Espaço Delas’, onde foram realizadas dinâmicas para as mães brincarem e se descontraírem. A cada brincadeira, há a distribuição de brindes doados pelos próprios empreendedores”, celebrou a profissional.

Aprovação – A feira também emocionou participantes como Mary Almeida, 35 anos, dona de casa e cuidadora em tempo integral de Bruna Vitória, 12 anos, que possui paralisia cerebral e é atendida há mais de três anos pelo serviço de reabilitação do CIIR. “Durante a Feira de Empreendedores, em meio aos atendimentos em saúde da minha filha, hoje teve brincadeiras para as mães e eu achei muito legal, divertido. Foi um momento de descontração para nós, mães, que estamos sempre cuidando dos nossos filhos. Achei essa atividade muito importante. Foi a primeira vez que participei, e eu ganhei o prêmio: uma caneta e um guardanapo. Não é fácil ser mãe, ainda mais sendo cuidadora, mas todos os dias a gente conquista uma vitória, sabendo que não estamos sós. Desejo um Feliz Dia das Mães para todas as mães.”

Programação – A Feira de Empreendedores é organizada pelo setor de Arte e Cultura do CIIR e ocorre mensalmente, tanto na sede do CIIR quanto no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea).

Empreendedores expõem talento e criatividade em produtos que vão de artesanato a gastronomia, mostrando que inclusão também se faz com oportunidades de negócio. Foto Jackson Lobato (Ascom CIIR)

A próxima edição no Cetea acontecerá no dia 15 de maio, com venda de produtos variados, como itens geek, cosméticos, crochê, moda fitness, arte, artesanato e lingeries. Pela manhã, das 9h às 12h30, Vó Naoca e Donna Doceria oferecerão doces, salgados, sucos, trufas e pizza. À tarde, das 13h às 17h, a Artesanal Cestas e Biscoitos levará biscoitos, bolos, pães e chocolates.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será́ analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom CIIR