Uepa terá em 2026 Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
A Universidade formalizou sua participação no Mestrado Profissional, que deve começar no primeiro semestre do próximo ano, com uma turma presencial no campus de Ananindeua
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) já institucionalizou sua participação no recém-aprovado Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais, programa em rede nacional proposto pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e composto por mais oito Instituições de Ensino Superior (IES). Na Uepa, a aprovação foi formalizada pela Resolução nº 4283/25-Consun, promulgada em 16 de abril de 2025, durante sessão ordinária do Conselho Universitário (Consun).
O curso tem início previsto para o primeiro semestre de 2026, com oferta inicial de uma turma presencial no campus de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), mediada por tecnologias educacionais. A previsão de lançamento do edital de seleção é até o fim de 2025. A Uepa ofertará 10 vagas, com prioridade para docentes da Educação Básica em exercício na rede pública.

Diversidade - Segundo a coordenadora local do Programa na Uepa, professora Luely Oliveira da Silva, o curso é resultado de uma construção coletiva, com ênfase nas necessidades formativas de professores que atuam no cotidiano das escolas. “A nossa expectativa é atrair esses professores que estão no chão da escola, articular suas práticas docentes à investigação da realidade educacional da Amazônia. O ProfEducatec foi pensado para acolher essa diversidade que caracteriza nossa região e fortalecer o uso inovador das tecnologias nos processos pedagógicos”, informou.
A professora destacou ainda que o projeto pedagógico é comum a todas as instituições envolvidas, e que o modelo de oferta será presencial com mediação tecnológica, permitindo aulas simultâneas em diferentes estados, com o apoio de professores locais.
“Esse é um ponto muito importante. Embora o curso seja presencial, algumas disciplinas serão ministradas com mediação tecnológica entre os polos. Ainda assim, os alunos estarão em seus respectivos campi, acompanhados por professores da instituição local”, explicou. Além de Luely Oliveira, a coordenação local conta com a participação da professora Bianca Venturieri, como coordenadora-adjunta. Ambas estão à frente da implantação do programa na Uepa, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), dirigida pelo pró-reitor Jofre Jacob Freitas.
Intercâmbio - O novo mestrado se soma ao histórico de atuação da Uepa na formação de professores e no fortalecimento da pós-graduação stricto sensu no Pará. A expectativa é de que o ProfEducatec mantenha diálogo constante com programas já consolidados da instituição, como o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). “Essa convivência certamente gera um intercâmbio importante. Nosso corpo docente é interdisciplinar, com professores dos centros de ciências sociais, naturais e biológicas, o que favorece discussões amplas sobre currículo, práticas pedagógicas, saberes docentes e tecnologias educacionais”, completou Luely Oliveira.
A proposta do curso, aprovada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ressalta: “A aprovação do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede Nacional representa uma grande conquista para a construção de novas políticas de formação de professores no Brasil, e demonstra, de forma muito contundente, o compromisso das nove IES associadas na condução do Programa e, consequentemente, com a Educação Básica brasileira.”
Além da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade do Estado do Amazonas, integram a rede as seguintes instituições estaduais: Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade de Pernambuco (UPE). O programa terá foco na área de Educação (Área 51 da Capes) e oferecerá uma formação voltada à valorização das práticas pedagógicas com base nas realidades locais e regionais.