Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

HRPM promove evento para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde no Marajó

“1ª Conferência Regional de Regulação do Acesso Ambulatorial e Hospitalar” reuniu profissionais da saúde de diversos municípios para alinhar fluxos de atendimento e fortalecer parcerias na região

Por Governo do Pará (SECOM)
09/05/2025 19h56

Nesta semana, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, sediou a “1ª Conferência Regional de Regulação do Acesso Ambulatorial e Hospitalar”. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os municípios da região e o HRPM, visando à construção de estratégias integradas que ampliem o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente no que se refere à regulação de leitos e atendimentos ambulatoriais.

O evento reuniu cerca de 30 participantes, entre servidores municipais responsáveis pela regulação ambulatorial e hospitalar, profissionais do serviço social, representantes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e membros do Conselho Municipal de Saúde de Breves.

Durante o encontro, estiveram presentes a alta gestão do HRPM, além da liderança do setor de atendimento ambulatorial, Elizabeth Correia, e de Silas Campos, líder do Núcleo Interno de Regulação (NIR) em Urgência e Emergência do hospital. Entre os encaminhamentos discutidos, destaca-se a proposta de criação de um programa regional de prevenção ao câncer de colo do útero e de mama, com ações de busca ativa, realização de mamografias e consultas com a especialidade de Ginecologia Oncológica, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Conselho Federal de Medicina.

Eurieles Carvalho, diretora da Divisão de Organização, Controle e Avaliação (DOCA) da 8ª CRS, destacou o impacto positivo da conferência:

“Primeiramente quero parabenizar a direção do HRPM, a diretora executiva Jusciely Machado e seu diretor técnico, o médico Dr. Marcello Ferreira, que promoveram a iniciativa com o apoio do 8º CRS. Foi a primeira conferência regional de regulação do acesso ambulatorial e hospitalar organizada pelo HRPM. Agradeço a todos os profissionais dos municípios que estiveram presentes nesse momento, que é um marco na garantia de direitos dos nossos pacientes.”

Adriano Costa, diretor do Hospital Geral de Portel, também elogiou a iniciativa:

“Foi uma honra ser convidado pela Sespa para participar do treinamento, juntamente com toda a coordenação e direção do Hospital Regional Público do Marajó. Foi uma capacitação profunda e muito proveitosa sobre regulação ambulatorial e hospitalar. Colocamos a visão do nosso cenário e tenho certeza que os laços para fazer o SUS cada vez melhor na região do Marajó estão cada dia mais fortalecidos, porque a nossa retaguarda maior, que é o Hospital Regional, está de braços abertos para nós e tem sido uma retaguarda muito boa para todo o povo marajoara.”

Para Elian Ferreira da Silva, coordenadora da regulação do município de Curralinho, o encontro atendeu a uma demanda antiga das equipes locais:

“Foi realizada uma roda de conversa para alinhar os fluxos de internação e ambulatório. A reunião com a direção e suas equipes permitiu diálogo e fortalecimento de parcerias.”

Atendimento humanizado

Durante o evento, também foi destacada a experiência positiva de pacientes atendidos no HRPM. Maria Ivete Fona Nunes, de 52 anos, relatou a qualidade do acolhimento recebido após sofrer um trauma com fratura e luxação no punho.

“Me deram assistência imediata e fui operada no dia seguinte, já estou me recuperando. Me deram muita segurança, porque eu estava desesperada, mas eles fizeram de tudo para amenizar a minha dor. Os profissionais atendem super bem, sempre estavam me dando o cuidado necessário. Não me senti sozinha e nem desamparada. Fui muito bem atendida, obrigada”, agradeceu a agente comunitária de saúde.

Estrutura e atendimento

O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital presta assistência de média e alta complexidade na região sudoeste do arquipélago do Marajó e está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.

Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.