Humanização e cuidados em ações especiais marcam Dia das Mães no HRPC
Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) promove ambiente acolhedor
Neste domingo, dia 11 de maio, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) promove ações que reforçam o compromisso com a humanização do ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor e menos estressante para pacientes e familiares.
O Dia das Mães, uma data cheia de significado, é celebrada com muito afeto e carinho, reforçando a importância de tratar cada paciente com respeito, empatia e cuidado individualizado.
A humanização no hospital é fundamental porque reconhece que, por trás de cada paciente, há uma história, uma família e emoções que precisam ser respeitadas. Quando o ambiente é mais acolhedor, o bem-estar emocional melhora, ajudando na recuperação e trazendo mais conforto para quem está passando por momentos difíceis.
Por isso, o HRPC investe em ações que aproximam as pessoas, promovem o diálogo e fortalecem os laços afetivos. Para homenagear as mães que estão internadas, o serviço de psicologia do hospital preparou uma surpresa especial. Todas elas receberam um cartão personalizado, com uma foto de suas famílias, além de um prontuário afetivo que conta um pouco da história de cada paciente por meio de fotos, apelidos, times de futebol, comidas preferidas e outras particularidades.
Essas informações foram gentilmente fornecidas pelos filhos das pacientes, que participaram ativamente dessa homenagem. A coordenadora da psicologia, Emily Nayara, explicou: “A construção do prontuário afetivo é uma prática que visa o bem-estar emocional dos pacientes. Aproveitamos o Dia das Mães para criar também um cartão personalizado, semelhante ao prontuário, com o objetivo de proporcionar conforto às mães internadas. Essa iniciativa aproxima a família da paciente, fazendo com que ela se sinta acolhida neste dia tão especial.”
Uma das homenageadas foi Marcilia Sarmento Rodrigues, de 46 anos, moradora de Salinópolis. Ela está internada desde o dia 7 de maio, em processo de investigação de seu quadro clínico. As filhas de Marcilia, Marcilene, Maria Vitória e Juliane Rodrigues, ajudaram na elaboração do prontuário afetivo e do cartão.
“Sei que não vou estar presente neste Dia das Mães, mas estou aqui buscando minha saúde por eles. Ver o prontuário e o cartão é como se eles estivessem aqui comigo. Fico muito feliz e agradecida por esse carinho,” contou Marcilene, emocionada.
Essas celebrações demonstram o cuidado, o respeito e a preocupação que o HRPC tem com as mães, reconhecendo o papel fundamental que elas desempenham em nossas vidas.
Promover ações que humanizam o atendimento é essencial para criar um ambiente mais humano, onde o paciente se sente verdadeiramente cuidado e valorizado.
O objetivo do HRPC é sempre promover um ambiente mais humano e acolhedor para todas as pacientes e suas famílias. A diretora geral do hospital, Patrícia Hermes destaca o compromisso da gestão e assistência. “Nosso objetivo é tornar o ambiente hospitalar acolhedor para que os pacientes tenham, dentro do possível, uma boa experiência no período de internação”.
Gestão
O HRPC é um dos hospitais públicos do Governo do Estado, geridos pela ASELC - Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura. A entidade trabalha para garantir, através do SUS, um atendimento em saúde mais humanizado e de alta qualidade.
Texto de Patrícia Baía / Ascom HRPC