Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Segup promove curso de inteligência para a Guarda Municipal de Belém

Evento foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (12) na Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), presidido pelo titular da Segup, Ualame Machado

Por Roberta Meireles (SEGUP)
12/05/2025 12h03

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), promove o primeiro Curso de Introdução em Atividades de Inteligência para agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB). A cerimônia de abertura foi realizada, na manhã desta segunda-feira (12), presidida pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, no auditório da Escola de Governança Pública do Estado Pará (EGPA), em Belém. 

O secretário Ualame Machado parabenizou a iniciativa da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Segup, em capitanear o curso e empreender esforços para atender e qualificar, cada vez mais, os agentes de segurança estaduais e municipais no âmbito da Inteligência. 

“Quando a gente fala hoje nos três viés da Segurança Pública do Estado, a gente sempre fala dos três I’s: investimento, integração e inteligência. E aí entra não só o investimento em equipamento, a inteligência artificial, a integração das bases de dados, mas tem a ver também com as pessoas, com a integração dos órgãos do sistema de segurança pública, o investimento na capacitação que a gente está fazendo hoje aqui na inteligência humana, principalmente", afirmou o secretário Ualame Machado.

O titular da Segup completou: "A máquina nos ajuda, mas ela não funciona se não tiver alguém por trás dela, não só manobrando, mas também aproveitando o que ela produz para a gente. Então, a inteligência é fundamental para tudo e tenho certeza de que na área dos Guardas ela vai ser primordial, pois isso é aplicado para as ações nas ruas, fazendo uma grande diferença para as ações, pois você consegue diminuir os esforços e aumentar a capacidade operativa, portanto isso garante um resultado ainda melhor”.

A qualificação reúne 30 agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), com o principal objetivo de capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos sobre as principais técnicas e ferramentas utilizadas em inteligência de segurança pública, proporcionando habilidades para identificar, coletar, analisar e interpretar dados relevantes, visando subsidiar o gestor na tomada de decisão em diversos aspectos da gestão municipal e também para as ações integradas no Pará. 

Inspetora da Guarda Municipal de Belém, Elen Sandra Monteiro afirma que a parceria é estratégica paras os agentes

Para a inspetora-geral da Guarda Municipal de Belém, Elen Sandra Monteiro, a parceria do Governo do Estado com o Município tem sido fundamental para qualificar ainda mais os guardas.

“Nosso agentes vão aprofundar conhecimentos e aprender a estar do outro lado porque a gente trabalha muito mais na ostensividade e na repressão, e agora, estamos voltados a uma nova qualificação, buscando conhecimento para poder fazer um novo para eles, poder trabalhar no interno, na qualificação dos dados e entender melhor as demandas que recebemos, visto que, às vezes, a gente recebe uma demanda, não sabe porque elas foram direcionados daquela forma. Então, para essa equipe que vai estar sendo treinada aqui agora todas as informações vão ser fundamentais para o aprimoramento do nosso trabalho. Eu agradeço ao governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública, à nossa Secretaria Municipal de Segurança Pública, para que possamos avançar e evoluir, cada vez mais, em nossas ações nas ruas em prol da população.”

A qualificação iniciada nesta segunda-feira (12), segue até a próxima sexta-feira, 16, no auditório da Escola de Governança do Pará (EGPA) com aulas teóricas sobre metodologias e sistemas utilizados. 

“É uma honra estar participando desse curso de inteligência em parceria com o Estado. É um marco para gente da Guarda Municipal. Sei que vários outros cursos já foram ministrados, onde outros colegas já puderam participar, então a minha expectativa é muito boa, porque a qualificação é sempre bem-vinda, justamente no contexto agora que a Guarda já é vista como uma atividade policial, segundo o STF. E, para nós, quanto mais capacitados estivermos melhor para todos, inclusive para a população, visto que a partir da melhor coleta e análise de informações, vamos poder estar prestando um serviço ainda melhor nas ruas e na proximidade com a população de Belém”, afirmou Tamara, agente da Guarda Municipal de Belém e aluna da primeira turma que recebe a qualificação.