PSRM promove ação alusiva ao Dia das Mães para mães do hospital
Iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização levou mensagens de fé, poemas e brindes a pacientes e colaboradoras em celebração à data, promovendo acolhimento e emoção no ambiente hospitalar

Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no último dia 11 de maio, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), localizado na avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém, promoveu nesta segunda-feira (12) uma ação especial voltada às mães internadas na unidade. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com apoio voluntário da Capelania Hospitalar.
A programação contou com momentos de espiritualidade, palavras de fé, declamação de poemas e distribuição de brindes, proporcionando acolhimento e carinho às mães que, por motivos de saúde, passaram a data longe de seus lares.

A analista de Humanização, Watuzi Rabelo, destacou a importância de levar conforto às mães que enfrentam situações difíceis no ambiente hospitalar. “Estar em um hospital nesta data é desafiador, principalmente pela ausência dos filhos e do convívio familiar. Por isso, quisemos valorizar essas mulheres que, mesmo em meio à dor e à preocupação, continuam representando amor, cuidado, resiliência e força”, afirmou.
Ela também enfatizou que muitas mães presentes no PSRM estavam acompanhando seus filhos, pais ou até mesmo suas próprias mães. “Queríamos mostrar que não foram esquecidas. Pelo contrário: são profundamente admiradas. A leitura de um poema, a entrega de um brinde e uma mensagem bíblica foram formas de homenageá-las e reconhecer a grandiosidade de ser mãe. Uma das mães, que acompanhava o pai internado, se emocionou muito ao lembrar dos filhos, de quem estava afastada no domingo. Pequenos gestos como esse podem trazer alento e conforto”, relatou a socióloga.
A ação, realizada em parceria com voluntários da Associação Beneficente de Capelania Social (ABECAS), emocionou diversas mães. Laiane Borges, moradora de Bragança, no nordeste paraense, foi uma delas. Ela está no hospital há 13 dias, acompanhando o filho mais novo em tratamento, e relatou a emoção ao ser surpreendida com a homenagem.

“Foi muito especial saber que se lembraram de nós. Estar longe dos filhos é difícil, e essa lembrança trouxe alegria ao meu coração. Chorei, mas também agradeci a Deus por estar aqui cuidando do meu filho. Receber um brinde, uma mensagem e um poema foi maravilhoso. E a melhor notícia é que meu filho teve alta – esse foi o maior presente que poderia receber”, disse emocionada.

Além da ação voltada às pacientes, o GTH também preparou uma decoração especial e um painel fotográfico para as mães colaboradoras da unidade. A programação contou ainda com a entrega de brindes organizada pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital.
Serviço
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.
Texto: Joelza Silva / Ascom PSRM