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HRPL se destaca em qualidade e humanização e conquista a satisfação dos usuários superior a 98%

Índice refere-se ao primeiro trimestre de 2025, conforme dados do Serviço de Atendimento ao Usuário

Por Ascom (Governo do Pará)
15/05/2025 15h17

A gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado em Paragominas, tem se destacado pelo compromisso com a qualidade assistencial, segurança do paciente, capacitação contínua da equipe multiprofissional e pela humanização no atendimento. Como reflexo desse trabalho, a unidade alcançou uma média de 98,56% de aprovação dos usuários da região no primeiro trimestre de 2025, conforme dados do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

“Fui muito bem acolhido no hospital. O atendimento é de excelência. Os profissionais se comunicam com empatia, educação e respeito. É um serviço realmente humanizado. Estou muito satisfeito e me sinto seguro”, afirmou o jardineiro Manoel Pereira de Souza, de 64 anos, que compareceu ao HRPL para realizar uma consulta médica e exames.

Segundo Elita do Nascimento, auxiliar Administrativa do SAU, o setor atua como ponte entre os usuários e a gestão hospitalar, avaliando a qualidade dos serviços oferecidos, garantindo um canal aberto de diálogo com a população. “O usuário pode participar da avaliação por meio de pesquisas de satisfação aplicadas pela equipe do SAU, atendimento presencial no setor e por meio das nossas caixas de avaliação, instaladas em pontos estratégicos na unidade”, explicou.

A profissional destaca que o serviço possui objetivos bem definidos: garantir um atendimento humanizado, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); acompanhar o desempenho das áreas assistenciais, administrativas e de apoio e focar na melhoria contínua da qualidade e segurança, promovendo a satisfação integral dos usuários.

Após a coleta das informações, os dados são tabulados para compor o índice de satisfação, com base nas avaliações classificadas como “bom” ou “ótimo”.

“As manifestações recebidas – elogios, reclamações e sugestões – são analisadas e encaminhadas aos responsáveis das áreas envolvidas. A resposta ao usuário é feita em até 72 horas, por telefone ou presencialmente, com um retorno sobre a situação relatada”, detalhou.

Qualidade e gestão integrada - O HRPL mantém sua certificação Acreditado Pleno – Nível II, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), reforçando o compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento. O hospital atingiu 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente e 70% dos critérios da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para gestão integrada, comprovando sua excelência na prestação de serviços à população.

Dados - Entre janeiro e dezembro de 2024, a equipe multiprofissional do HRPL realizou 177.132 atendimentos, além de alcançar uma média de satisfação dos usuários de 97,83%.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste, integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.

Texto: Pedro Amorim