Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ophir Loyola recebe masterclass nacional de cirurgia reconstrutora urogenital

Evento reuniu médicos residentes, especialistas renomados do Brasil e do mundo em Belém como parte do XV Congresso Norte-Nordeste de Urologia

Por Leila Cruz (HOL)
16/05/2025 14h58
“O Masterclass integra o Congresso Norte-Nordeste, que volta a Belém depois de cerca de 20 anos

O Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, sediou, nesta quinta-feira (15), as atividades do pré-congresso Masterclass de Cirurgia Reconstrutora Urogenital, evento que integra a programação do XV Congresso Norte-Nordeste de Urologia — o maior encontro da especialidade na região e um dos mais relevantes do país. O curso reuniu profissionais de destaque nacional e internacional, com a realização de cirurgias ao vivo, discussões clínicas e apresentações científicas focadas em técnicas avançadas de reconstrução urogenital.

Participaram do evento nomes como o Dr. Rodrigo Krebs, chefe nacional do Departamento de Urologia Reconstrutora da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o ex-presidente do departamento, Dr. Gustavo Wanderley, o Dr. André Cavalcanti — um dos principais especialistas da área no Brasil — e o Dr. Francisco Martins, de Portugal, referência mundial em urologia reconstrutora. Ao todo, cinco procedimentos de alta complexidade foram realizados ao vivo e transmitidos em tempo real para o auditório Luiz Geolás, no próprio hospital.

O diretor-geral do HOL, Heraldo Pedreira, reforçou a importância de iniciativas que combinam ensino, assistência e inovação.

O diretor-geral do HOL, Heraldo Pedreira, destacou o protagonismo da instituição na medicina especializada da Região Norte e ressaltou a importância de ações que unem ensino, assistência e inovação. “Além de beneficiar diretamente nossos pacientes, essas programações científicas permitem a atualização dos profissionais locais e abrem caminho para novas iniciativas. Nossos residentes saem altamente capacitados. O objetivo é ampliar o acesso a tratamentos que restauram funções e dignidade a quem já enfrentou duras batalhas contra o câncer”, afirmou.

Entre as cirurgias realizadas estiveram implantes de próteses penianas infláveis e maleáveis, colocação de esfíncter urinário artificial e reconstruções uretrais. Todos os pacientes atendidos são acompanhados pelo serviço de urologia do hospital e apresentam sequelas de câncer, como disfunção erétil, incontinência urinária e estreitamentos uretrais — complicações comuns após o tratamento do câncer de próstata.

O urologista do HOL e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Pará, Luis Otávio Pinto, ressaltou a importância do evento. “O Masterclass integra o Congresso Norte-Nordeste, que retorna a Belém após cerca de 20 anos. Este curso é voltado à urologia reconstrutora, uma área essencial para tratar sequelas de doenças como o câncer. Conseguimos reunir aqui nomes de expressão mundial, com cirurgias realizadas por profissionais altamente qualificados”, afirmou.

Conforme explica Luiz Otávio Pinto, urologista do HOL e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Pará, destacou a importância do evento

Um dos momentos mais simbólicos da programação foi a realização da primeira cirurgia de implante de prótese peniana inflável pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Pará. O paciente, que havia sido operado em 2017 no próprio hospital, apresentava disfunção erétil severa após vencer o câncer de próstata. “O dispositivo ultramoderno, avaliado em cerca de R$ 100 mil, é importado dos Estados Unidos e foi doado pela empresa Boston Scientific, patrocinadora do evento. A tecnologia permite ao paciente recuperar a função sexual de forma segura e discreta, com acionamento interno”, explicou o Dr. Luiz Otávio.

Outro paciente, que sofria de incontinência urinária grave e utilizava mais de dez fraldas por dia, recebeu um esfíncter urinário artificial, avaliado em cerca de R$ 75 mil. “Esse dispositivo vai proporcionar a ele uma recuperação significativa na qualidade de vida. A cirurgia foi realizada por um dos maiores especialistas do país”, relatou o urologista do HOL.

Além da excelência técnica, o evento reforçou o papel do HOL como referência em oncologia na Região Norte. “Atendemos pacientes de diversos estados da região, muitos com sequelas que exigem justamente esse tipo de intervenção cirúrgica. Ter um evento dessa magnitude aqui é um verdadeiro marco”, completou o médico, destacando que todos os pacientes operados seguirão em acompanhamento com o serviço de urologia da instituição, que concentra a maior casuística de câncer de próstata do Pará.