Dia do Físico é comemorado na Uepa com programação especial
A atividade será dividida em dois momentos: no período da manhã, ocorrerá no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e, pela tarde, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA).

Em comemoração ao Dia Nacional do Físico, celebrado em 19 de maio, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, na próxima segunda-feira (19), uma programação especial com atividades gratuitas e abertas ao público. A data faz referência ao chamado “ano miraculoso” de 1905, quando Albert Einstein publicou quatro artigos que revolucionaram a Física e o entendimento sobre a natureza.
Promovido pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Física da Uepa, o evento ocorrerá das 8h30 às 18h e será dividido em dois momentos: pela manhã, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), e à tarde, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.

A abertura oficial acontece às 9h, na Sala de Recitais do Campus I da Uepa, com a mesa "A Física nos tempos de IA: possibilidades para a pesquisa e o ensino", conduzida pelos professores Erick Ribeiro, Frederico Bicalho e Ítalo Di Paolo. Em seguida, o professor Waldomiro Gomes Paschoal Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministra a palestra "NanoAmazônia: Nanotecnologia e Física".
À tarde, no CCPPA, a programação inclui uma mesa-redonda sobre os 120 anos da Teoria da Relatividade e o papel da divulgação científica; a apresentação do projeto de extensão “Exposição de Experimentos – Estações da Natureza Física”; e a sessão de cúpula interativa “Reconhecendo o Céu de Belém”.
Nesta última, o público poderá aprender a identificar estrelas e constelações visíveis no céu da capital paraense. "Será uma oportunidade de mostrar como é possível mapear o céu durante uma noite de observação, reconhecendo constelações como Cruzeiro do Sul, Centauro, Cão Maior, Virgem e Escorpião", explica o técnico em Física Gabriel Condurú.

A mesa-redonda contará com a participação do diretor do CCPPA, José Roberto Silva; do coordenador do curso de Física da Uepa, Erick Ribeiro; e dos professores Nelson Leite e Andrey Gomes. Para Erick, o evento é uma forma de valorizar a profissão e incentivar os futuros físicos. "É uma satisfação promover essa reflexão sobre o papel do físico na sociedade. Nosso objetivo é estimular os discentes e dar visibilidade à carreira", afirma.
Pelo segundo ano consecutivo, o CCPPA é uma das sedes da programação. O diretor da unidade, José Roberto Silva, destaca a importância do evento. “Essa ação reafirma nossa missão de divulgar o conhecimento científico e fortalecer a relação da Universidade com a sociedade paraense”, pontua.
Idealizado pelo professor Alessandre Sampaio, o evento também busca aproximar os estudantes da prática científica. "Queremos promover a integração dos alunos e discutir como a Física está presente em tecnologias do cotidiano, na compreensão do Universo e em soluções para problemas sociais e ambientais. A ideia é inspirar uma nova geração de físicos e apaixonados pela ciência", conclui.