Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo discute a importância de práticas sustentáveis na assistência à saúde
O evento evidencia o importante papel dos profissionais da Enfermagem que atuam na assistência à saúde prestada no PS estadual, que neste primeiro ano de funcionamento, esteve envolvido nos cerca de 500 mil atendimentos prestados

"Boas práticas sustentáveis na rotina hospitalar", foi o tema central da 1ª Semana de Enfermagem do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), unidade de urgência e emergência localizada na avenida Augusto Montenegro, em Belém. Entre os dias 14 e 16, profissionais da equipe de Enfermagem, discutiram a sustentabilidade em um contexto de saúde, por meio do tema do evento "Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem", em adesão ao tema de 2025, proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABen).
O evento, que levou os profissionais da área à reflexão sobre a saúde do planeta, considerando o cenário de mudanças climáticas e crises ambientais que, cada vez mais, geram impactos na saúde, também evidencia o importante papel dos 322 profissionais da Enfermagem que atuam na assistência à saúde prestada no PS estadual, que neste primeiro ano de funcionamento, esteve envolvido nos cerca de 500 mil atendimentos prestados à população paraense.

"Boas práticas sustentáveis na rotina hospitalar", foi uma das duas palestras ministradas na abertura do evento. A gerente de Enfermagem do Pronto-Socorro, Cleide Costa, pontuou que, as práticas sustentáveis buscam suprir as necessidades do presente, sem afetar as gerações, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Sendo assim, as atividades de Enfermagem do dia a dia estão diretamente ligadas à sustentabilidade e, consequentemente, ao futuro do planeta.
"A Enfermagem, como coração dos cuidados hospitalares, tem um papel fundamental na saúde planetária. Cada profissional é um agente de mudança, capaz de transformar pequenas ações em grandes impactos. Desde a economia de recursos como: água, papel, materiais descartáveis e energia, até a correta gestão de resíduos, suas escolhas diárias moldam a saúde do ambiente ao redor", enfatiza a gestora de Enfermagem.

No segundo dia da programação, o tema "Mudanças climáticas e saúde pública: O papel da Enfermagem na era da COP 30", foi levado aos participantes por meio de palestra ministrada pela engenheira ambiental do PS, Rayane Pereira, que abordou as mudanças climáticas e saúde pública, especialmente no contexto da COP 30.
"Acredito que a Enfermagem tem um papel fundamental nesse cenário. O nosso hospital Pronto-Socorro será umas das unidades de referência no atendimento no período. Os enfermeiros estão na linha de frente do cuidado à saúde e têm a capacidade única de integrar práticas sustentáveis em suas ações diárias. Além de atender às necessidades dos pacientes, eles podem promover a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e incentivar hábitos mais saudáveis".

Área de atuação - No Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, os enfermeiros atuam na assistência à saúde dos usuários nos serviços que fazem parte do perfil assistencial da unidade hospitalar, desde a admissão do paciente até a alta, em setores como o Centro Cirúrgico, Centro de Materiais Esterilizados, Unidades de Internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Sala de Procedimentos, entre outros.

Sirléia Bandeira Galvão, de Ananindeua, está acompanhando a sua filha no Pronto-Socorro, onde é assistida 24h pela equipe de Enfermagem. Ela destaca a importância dos profissionais na assistência à saúde. "Os profissionais da Enfermagem são muito importantes, porque sem Enfermagem o hospital não anda. Então, é uma área muito importante. Aproveito para parabenizar, pois sei que neste mês de maio, tem as datas comemorativas do Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem. Peço que Deus abençoe todos esses profissionais deste hospital, e que eles continuem sendo profissionais dedicados; que continuem trabalhando com amor, com carinho. Essas são as minhas palavras para todos. Também não posso deixar de agradecer por estarem atendendo tão bem a minha filha. Obrigada", reconhece a acompanhante.

"Estamos às vésperas de completar um ano de funcionamento do nosso Pronto-Socorro, e a nossa 1ª Semana de Enfermagem, além de evidenciar a atuação dos nossos profissionais, que nesse primeiro ano, só na classificação de risco, realizou 87.304 atendimentos de Enfermagem, e auxiliou em aproximadamente 500 mil atendimentos, trouxe uma pauta muito importante, como fazer sustentabilidade em um contexto de saúde, investindo em conscientização e treinamentos com boas práticas, para fazer a nossa equipe entender o seu papel dentro desse novo formato, capacitá-los e gerar empoderamento para as atividades no dia a dia", finalizou o diretor assistencial Aristônico Rodrigues.
Serviço - O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.
Texto: Joelza Silva / Ascom PSRM