Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Policlínica Carajás amplia acesso a consultas médicas especializadas no sudeste do Pará

Desde a entrega, em abril, a unidade já atendeu mais de 1.300 pacientes em diversas especialidades

Por Ascom (Governo do Pará)
19/05/2025 11h52

Desde o início das atividades, em abril, a Policlínica Carajás, em Marabá, vem se consolidando como um importante reforço para a rede pública de saúde no sudeste do Pará. Com foco em ampliar o acesso da população a consultas médicas especializadas, a unidade já realizou mais de 1.300 atendimentos em pouco mais de um mês. 

Elivelton Alves dos Santos foi atendido pelo serviço de oftalmologia e elogiou a estrutura da unidade

Para Elivelton Alves dos Santos, de 28 anos, morador de Novo Repartimento, na região do Lago de Tucuruí, a experiência na Policlínica superou as expectativas. “Foi tudo excelente. O médico foi atencioso, demonstrou bastante conhecimento, e os equipamentos são de última geração. Dá para sentir que a estrutura foi pensada para cuidar da gente de verdade ", relatou, satisfeito.

A Policlínica integra a estratégia do Governo do Pará para fortalecer a regionalização da saúde, levando atendimento especializado para mais perto da população. A iniciativa contribui para o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças, além de oferecer conforto aos usuários, com uma estrutura moderna e atendimento humanizado.

Jonas de Souza precisou do serviço de hepatologia: "Fui bem acolhido, e estou tranquilo para seguir o tratamento”, disse ele.

Para Jonas Cabral de Souza, de 58 anos, morador de Itupiranga, na região do Lago de Tucuruí, o atendimento na Policlínica foi uma ótima oportunidade. Encaminhado para uma consulta com o hepatologista, ele se disse aliviado por ter acesso ao cuidado que precisava. “Graças a Deus encontrei esse atendimento aqui. A gente que mora no interior sabe como é difícil ver um especialista assim. Fui bem acolhido, e agora estou tranquilo para seguir o tratamento”, contou.

Priscilla Santos, líder de atendimento da unidade, destaca que a equipe da instituição passa por constante capacitação para garantir um atendimento que vai além do cuidado técnico. “Nosso foco é acolher cada paciente com atenção e respeito, entendendo que saúde envolve também empatia e escuta. Trabalhamos para que o acesso aos serviços seja ágil e descomplicado, sempre assegurando que o atendimento seja humanizado”, explicou.

Especialidades

A Policlínica Carajás, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece mais de 25 especialidades médicas, garantindo acesso ampliado e qualificado à saúde. Entre as áreas mais procuradas estão cardiologia geral, ortopedia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, reumatologia, mastologia, nefrologia, dermatologia, oftalmologia e psiquiatria.

A unidade também conta com as especialidades alergologia (adulto e pediátrica), cardiologia pediátrica e pré-operatória, neurologia clínica, endocrinologia (adulto e pediátrica), gastroenterologia (adulto e pediátrica), hematologia (adulto e pediátrica), hepatologia, infectologia, nefrologia (adulto e pediátrica), pneumologia e anestesiologia.

“Desde a entrega, nossa prioridade é oferecer atendimento de excelência, próximo e humanizado para a população. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até aqui, e seguimos empenhados em garantir que cada paciente receba cuidado qualificado, respeito e acolhimento no atendimento”, destacou Joabe Lopes, diretor executivo da Policlínica Carajás.  

O diretor ainda destacou que a unidade inova ao incorporar atendimento em telemedicina, permitindo que a população tenha acesso a especialidades que não são encontradas na região. “Com a telemedicina, o paciente é atendido no ambulatório por um médico clínico geral, que permanece ao seu lado durante a consulta. Ao mesmo tempo, o especialista que está em outra cidade, participa da consulta em tempo real, por meio de imagem e voz. Eles interagem, avaliam juntos os exames e definem o melhor caminho para o tratamento. Assim conseguimos levar especialidades que não estão disponíveis na região a quem precisa”, destacou Joabe. 

Regulação - Os atendimentos da Policlínica são regulados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para acessar os serviços, o cidadão deve primeiro ir a uma Unidade Básica de Saúde, onde será avaliado e receberá o encaminhamento. Depois, deve levar o documento e dados pessoais à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o cadastro e o agendamento no Sistema Estadual de Regulação.

Perfil: A Policlínica Carajás referência para 17 municípios da região de Carajás e regiões adjacentes, atua como importante polo de regionalização da saúde no Sudeste do Pará. A unidade realiza exames de alta complexidade e consultas em diversas especialidades, que ajudam a promover o diagnóstico precoce e o tratamento de diversas condições clínicas. Integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento 100% gratuito, com foco na humanização e excelência do cuidado.