Estação das Docas celebrou 25 anos com um fim de semana de muita música e animação

A Estação das Docas, em Belém, celebrou seus 25 anos com uma programação especial que reuniu música, cultura, sustentabilidade e momentos de confraternização entre os dias 16 e 18 de maio. O evento gratuito atraiu moradores e turistas para a orla do complexo. A celebração encerrou neste domingo, e nem a chuva afastou o público, que dançou e cantou junto a banda Reggaetown e com o cantor Markinho Duran.
A comemoração teve início na sexta-feira (16), com o pôr do sol refletido sobre a Baía do Guajará e um clima de celebração no ar. O grupo Som de Pau Oco abriu a programação, trazendo o ritmo contagiante do carimbó para o público presente.O cantor Arthur Espíndola também fez uma apresentação marcante, fazendo o público cantar junto, grandes sucessos do samba e MPB.

No sábado (17), as atividades começaram às 17h com recreação infantil, proporcionando muita diversão para as crianças. Em seguida, para marcar a memória das crianças e suas famílias, todos foram convidados a participar de uma ação de sustentabilidade do projeto ‘Estação Verde’, com um lindo plantio de uma muda de Ipê.
“Queremos que vocês, sempre que estiverem aqui na Estação, façam uma visita a esse Ipê que vocês ajudaram a plantar, e sempre lembrem, a medida em que ele for crescendo, e vocês também, crianças, do quanto a natureza é bela e importante, e de como sempre devemos colaborar para sua manutenção”, declarou Roni Ferreira, Coordenador Operacional da Estação das Docas.

À noite o ponto alto foi o tradicional “parabéns” pelos 25 anos da Estação das Docas, com direito a bolo compartilhado entre os presentes. Para as honras, foi convidado ao palco, o diretor-presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha, que destacou a importância do complexo para a cidade e também agradeceu a todos que colaboram para o pleno funcionamento do complexo. “Gostaria de expressar minha gratidão a todos os colaboradores da OS Pará 2000. Desde a inauguração da Estação, no início dos anos 2000, a Pará 2000 tem sido responsável pela administração do espaço. Ao longo desses anos, contamos com uma equipe dedicada, que atua em diversos segmentos e está sempre em movimento para garantir o bom funcionamento de tudo”, disse o gestor.
O momento de celebração também contou com a presença da Rosemary Rebelo, que na ocasião representou a Secretaria de Estado de Turismo, reforçando o apoio institucional ao complexo turístico. “Estou aqui representando o nosso secretário de Estado de Turismo, Dr. Eduardo Costa, e só podemos parabenizar esse importante equipamento turístico, que está completando 25 anos. Por ser um bem público tão bem cuidado, muitos ainda pensam que é novo, mas não é! Já são 25 anos de história, de serviço à população e aos visitantes”, destacou.
O público também teve grande destaque, e participou ativamente da programação, dançou junto às atrações, aproveitando ao máximo a festa, além de cantar os parabéns em coro e compartilhar o bolo de aniversário.
E quem é de fora e viu isso tudo de perto ficou encantado com a cultura e vibração do povo paraense, foi o que destacou a jornalista Keli Silveira, do Blog “Vá, Viaje”.
“Eu me senti dentro e parte da essência da cultura paraense durante as comemorações do aniversário de 25 anos da Estação das Docas. Acompanhei apresentações musicais e famílias dançando músicas regionais, como o carimbó. E a cereja do bolo para mim, foi o entusiasmo das crianças na Estação Verde. Foi um sopro de esperança ver aquele monte de mãozinhas unidas no plantio do um ipê-amarelo, é um sinal de que o futuro é sustentável e ancestral! Parabéns aos organizadores do evento”, declarou a jornalista.
O domingo (18) encerrou as festividades com a Banda Reggaetown, seguidos do cantor Markinho Duran. Mesmo com chuva, o público fez questão de cantar e dançar junto grandes sucessos nacionais e internacionais nos ritmos do reggae e pop rock.
A programação de 25 anos da Estação das Docas foi uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e realizada pela Organização Social Pará 2000, responsável pela gestão do equipamento turístico. A festa também contou com o apoio do espaço de recreação infantil Estação Curumim, que integra o mix de serviços da Estação das Docas.
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000