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Hospital de Clínicas fortalece cuidado humanizado com ações de alfabetização e educação de paciente

Trabalho é realizado por pedagogos hospitalares que atuam de forma integrada à equipe multiprofissional, com abordagens lúdicas, educativas e respeitando as condições clínicas de cada paciente

Por Lucila Pereira (HC)
20/05/2025 16h42

Por meio da atuação da equipe de pedagogia hospitalar, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, tem desenvolvido iniciativas que reforçam a humanização do atendimento e ampliam o cuidado integral aos pacientes. A proposta busca estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pacientes, promovendo autonomia e autoestima, mesmo durante o tratamento.

Um dos exemplos recentes é o processo de alfabetização do paciente Ronaldo Paraense, de 53 anos, morador do município de Igarapé-Miri. Ele é atendido no Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, unidade vinculada ao HC. A ação tem sido conduzida pela pedagoga Joenilce, que iniciou as atividades com exercícios de escuta e reconhecimento do alfabeto. “Aos poucos, o paciente passou a identificar palavras do cotidiano e, hoje, já consegue reconhecer o nome do ônibus que utiliza para chegar ao hospital”, afirmou.

Segundo a profissional, a alfabetização, nesse contexto, tem um valor simbólico e prático. Ajuda o paciente a se sentir capaz, útil e integrado à sociedade, mesmo enquanto enfrenta um tratamento complexo. “O envolvimento da família no processo também tem sido fundamental, com as filhas de Ronaldo colaborando nas atividades que ele leva para casa”, destacou.

Para Ronaldo, a oportunidade tem sido uma virada de chave: “Eu não sabia nada, só assinava meu nome, e mesmo assim com dificuldade. Agora, graças a Deus, já sei muitas letras do alfabeto. Aprender tem sido uma terapia pra mim. A gente estuda e não fica pensando besteira. Isso levanta a autoestima. Já estou em outro patamar, como diz o cara. Me sinto mais alegre”, contou.

Sobre o processo de aprendizagem, ele completa: “É uma realização. Antes, eu via uma placa, queria entender, mas não conseguia. Agora, estou me arrastando, mas estou fazendo. Já sei qual é o meu ônibus, já sei pegar sozinho. Meu maior sonho é ler a Bíblia. Com fé em Deus, é só crescer. Que Ele me dê saúde pra continuar aprendendo mais.”

Educação e promoção ao bem-estar -  Joenilce ainda explica que as atribuições do pedagogo no ambiente hospitalar envolvem oferecer suporte pedagógico aos pacientes com rotinas educativas, promovendo o bem-estar emocional, além de contribuir para um ambiente mais acolhedor e humanizado. “Sempre mostrando que tudo na vida é um processo e que temos que dar continuidade nos nossos sonhos”, pontuou.

Além da alfabetização, o setor de pedagogia hospitalar atua em várias frentes educativas no HC, oferecendo suporte a crianças, adolescentes e adultos em processo de internação ou tratamento prolongado. As ações incluem atividades pedagógicas individualizadas, rodas de conversa, projetos de incentivo à leitura e participação em iniciativas de humanização junto a acompanhantes e à equipe de saúde.

O trabalho da pedagogia hospitalar representa um reforço à missão do HC de oferecer um cuidado integral e humanizado, com resgate da autoestima. “Tudo na vida é um processo, a doença não é o fim, e sim parte do caminho. A educação ajuda a resgatar o sentido, a autoestima e a esperança”, destacou a pedagoga.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC