Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA
English Version

Emater assiste extrativistas de Santo Antônio do Tauá com acesso a crédito e documentação

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) tem acompanhado os trabalhadores extrativistas da comunidade Santa Maria do Ubintuba

Por Ascom (Governo do Pará)
21/05/2025 10h51

Com o intermédio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do  Pará (Emater) em Santo Antônio do Tauá, na região Guamá, 300 extrativistas da comunidade Santa Maria do Ubintuba, no Ramal dos Borralhos, no Km 23 da rodovia Pa-140, estão se preparando para receber, ainda este ano, crédito rural da linha Acredita do Banco da Amazônia (Basa).

As propostas de contratos individuais equivalem, em média, a R$ 10 mil, a ser aplicados em extrativismo de açaí nativo das áreas do Furo da Laura, Igarapé Patauateua e Rio Ubintuba, horticultura com foco em folhosas (a exemplo de cheiro-verde) e plantio e beneficiamento de mandioca. 

O acesso ao financiamento público das atividades compõe um conjunto de ações  intensificadas neste mês de maio pela Emater, em apoio à Associação de Moradores e Agricultores de Santa Maria do Ubintuba (Aspamub), com representação direta de pelo menos 417 famílias. 

No dia 16, deste mês, foram entregues o cadastro ambiental rural (car) coletivo e 42 cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) individuais. Também sob a parceria da Emater, o território foi titulado ano passado pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) como Projeto Estadual de Assentamento Sustentável (Peas). 

“A Emater é um órgão do governo muito presente na nossa Comunidade. Não tenho do que me queixar. A equipe da Emater sempre esteve presente nas nossas conquistas: atenta à nossa titulação definitiva, emitindo car e caf, fazendo várias reuniões. É a importância fundamental de um técnico orientando o nosso agricultor”, resume o presidente da Aspamub, Elielson Soares”. 

Para o chefe do escritório local da Emater em Santo Antônio do Tauá, o técnico em aquicultura e pesca, Arlindo Silva Júnior, o trabalho da Emater com populações tradicionais no município guia-se por cronograma e metas: “Estamos na articulação de, até o fim de 2025, participarmos da titulação, pelo Iterpa, de outras duas comunidades, com o atendimento da Emater nos mesmos moldes da Santa Maria: São Tomé e Santo Amaro. Já na comunidade Dos Anjos, que já é titulada, conseguimos de imediato serviços como caf, car, crédito”, explica. 

O gestor destaca a união de esforços com o Basa e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap): “Nesse nosso evento mais recente, contamos com a presença do secretário de Agricultura, Neto Jesus, que reafirmou seu compromisso com a comunidade, e com o agente de microfinanças do Basa, Mário Filho, que já iniciou a elaboração das propostas de crédito para os interessados. Estamos construindo todos juntos o caminho do desenvolvimento sustentável”, considera. 

Texto de Aline Miranda