Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Programa Dinheiro na Escola' contribui para desenvolvimento escolar em Barcarena

Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira foi reconstruída pelo Governo do Estado, e recebe recursos do Programa Prodep para aprimorar o ensino

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
23/05/2025 10h21

Com um olhar voltado para o futuro da educação, a Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira, em Barcarena, recebeu um reforço essencial por meio do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep). O investimento de cerca de R$ 184,3 mil permitiu a aquisição de materiais pedagógicos, administrativos e utensílios de cozinha, contribuindo para tornar a escola um espaço ainda mais acolhedor, funcional e inspirador para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

A escola investiu em novos equipamentos para aprimorar sua infraestrutura e oferecer um ambiente mais moderno e eficiente para estudantes e professores. Entre as aquisições, destaca-se uma impressora, que garante impressões de alta qualidade com economia, facilitando as atividades administrativas e pedagógicas. Além disso, foi adquirido um projetor multimídia, proporcionando melhor visibilidade e clareza nas imagens projetadas.

“O Prodep transformou a escola. Com os recursos, foram adquiridos equipamentos de tecnologia, materiais pedagógicos e de apoio à gestão. A cozinha foi equipada, resolvendo o armazenamento da merenda. A segurança foi reforçada com câmeras, e ações ambientais foram ampliadas. A alimentação escolar melhorou com a compra de hortifruti. O programa garantiu autonomia para investimentos conforme as necessidades da escola”, disse Michele Monteiro, diretora da unidade. 

Para as aulas e atividades de entretenimento, a escola também passou a contar com uma smart TV de 50 polegadas, que facilitará o uso de recursos multimídia. Foi adicionado ainda um nobreak, que assegura a continuidade das atividades mesmo durante as quedas de energia.

A parte de áudio também foi contemplada, com a aquisição de caixas de som, uma delas acompanhada de dois microfones, permitindo que professores e alunos possam se expressar com clareza em ambientes amplos.

“As coisas melhoraram muito aqui na escola. Agora temos uma boa caixa de som, além de equipamentos de áudio e vídeo, câmeras e outros recursos importantes para a segurança. O programa fez muita diferença, porque agora podemos trabalhar com projetos de mídia, proporcionando mais interação e informação entre os estudantes”, conta Anderson Nogueira, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

O mesmo sentimento é compartilhado por Thalyson Raynan, também estudante da 2ª série do Ensino Médio. “Como estudante, vejo que a escola está utilizando os recursos da iniciativa de forma que nosso dia a dia seja impactado positivamente, contribuindo para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Na cozinha, também foram feitos investimentos: um fogão industrial com forno, capaz de atender às necessidades de preparo de refeições em grande escala, e um freezer horizontal, ideal para o armazenamento adequado de alimentos. Outro grande investimento foi um liquidificador industrial, que facilitará a produção de alimentos. Essas aquisições reforçam o compromisso com a qualidade do ensino e o bem-estar de todos os envolvidos na comunidade escolar.

“Diante desse contexto, fica evidente como os recursos do Prodep foram imprescindíveis para transformar a realidade da nossa escola. A verba foi administrada de forma democrática e responsável. Houve sobras, principalmente porque estávamos funcionando em um prédio alugado e havia a expectativa de mudança para uma escola nova, o que poderia exigir gastos adicionais. As sobras do recurso de 2024 foram reprogramadas e estão sendo utilizadas de forma adequada”, conclui Janilma Moreira, pedagoga da unidade.

Sobre o Prodep - Criado em 2023, o programa Dinheiro na Escola Paraense busca oferecer maior autonomia para a gestão escolar na realização de investimentos conforme as necessidades específicas de cada unidade. A iniciativa contempla pequenas obras e reformas, melhoria da infraestrutura física e pedagógica, manutenção contínua, sustentabilidade ambiental, climatização das salas de aula, além da aquisição de equipamentos tecnológicos e de alimentação escolar.

Desde sua implementação, o programa já soma um investimento de mais de R$137 milhões para melhoria do ambiente escolar das escolas estaduais em todo o Pará.