Governo do Estado realiza ação de combate ao capacitismo para alunos da rede estadual
A programação contou com uma palestra direcionada aos alunos da instituição, com orientações sobre as diferentes formas de identificar expressões capacitistas comuns no cotidiano, além da importância de reverberar o respeito às diferenças

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou nesta sexta-feira (23) uma ação de combate ao capacitismo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Farias, em Belém.
A iniciativa faz parte da campanha lançada este ano, com o objetivo de sensibilizar diferentes públicos sobre a importância de combater falas, atitudes e comportamentos preconceituosos contra pessoas com deficiência.
A programação contou com uma palestra direcionada aos alunos da instituição, com orientações sobre as diferentes formas de identificar expressões capacitistas comuns no cotidiano, além da importância de reverberar o respeito às diferenças.
“Esses momentos de conversa são fundamentais para mudar atitudes e ampliar o respeito. A escola é um espaço essencial para esse diálogo, porque contribui na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a inclusão”, destacou Silvana Silva, gerente do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC).
“É muito importante trazer esse debate para dentro da escola. Nossos estudantes precisam compreender que atitudes preconceituosas, mesmo disfarçadas em brincadeiras ou falas comuns, não devem ser normalizadas”, disse Tricia Amoras Alves, diretora da escola.

Para a estudante Fernanda Figueiredo, de 15 anos, a palestra foi um momento de aprendizado. "Gostei muito da palestra porque aprendi coisas que eu não sabia. Tem palavras e brincadeiras que a gente usa sem pensar e que podem ser ofensivas. Quero levar isso pra minha família e para os meus amigos, pra gente aprender a respeitar mais”, disse a aluna.
O Governo do Estado, por meio da Seaster, gerencia o CIIC, espaço este, que atua na oferta de serviços e ações voltadas para a pessoa com deficiência.
No CIIC, a população encontra ainda, atendimentos gratuitos, como a Central de Interpretação de Libras do Pará (Cilpa), que presta apoio às pessoas não verbais da capital e do interior, além de serviços nas áreas de saúde, habitação, apoio psicossocial e um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O CIIC funciona na Avenida Almirante Barroso, nº 1765, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, no bairro do Marco, em Belém.
*Com a colaboração de Yuri Granha