Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E EDUCAÇÃO
English Version

FCP encerra semana de Encontros com mais de 38 mil livros entregues nas regiões de integração Araguaia e Carajás

As entregas fizeram parte da programação do Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP), promovido pela FCP em parceria com o Ministério da Cultura

Por Aycha Nunes (FCP)
23/05/2025 19h14

Entre os dias 19 e 23 de maio, a Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou 38.600 livros nas regiões de integração do Araguaia e Carajás. As entregas fizeram parte da programação do Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP), promovido pela FCP em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e realizado nas cidades de Redenção e Marabá.

Todos os livros entregues pela FCP foram escritos por paraenses, editados e publicados no Estado. Uma maneira adicional de valorizar a cultura do Pará. Quem afirma é o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda. 

“A produção literária do Pará é muito forte e ela precisa ser cada dia mais conhecida, valorizada e fortalecida. Quando a Fundação Cultural do Pará abastece bibliotecas com livros ou promove cursos e oficinas relacionadas à leitura, buscamos não simplesmente formar leitores, mas formar leitores de obras paraenses”, detalha Thiago Miranda.

Alcance - As obras de escritores paraenses foram entregues durante as duas primeiras edições do EGPP, realizadas nas regiões Araguaia e Carajás. Entretanto, bibliotecas localizadas em regiões de integração vizinhas também foram contempladas pela cessão de livros de autores do Pará.

Jacundá, município localizado na região integração Lago do Tucuruí, foi um dos que recebeu incremento no acervo de suas bibliotecas. Iara Alves, secretária municipal de educação destacou a importância da entrega.

“Nós percebemos que a nossa comunidade é carente no que diz respeito à cultura. E recebendo esses livros, vamos fortalecer as bibliotecas municipais. E quanto mais esse equipamento cultural estiver fortalecido com um bom acervo de livros, mais a nossa comunidade terá a oportunidade de se educar e reeducar”, pontua Iara Alves.

EGPP - As entregas dos livros de autores paraenses marcaram o encerramento das duas primeiras edições do Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP). O segundo Encontro ocorreu nesta sexta-feira, 23, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Marabá. 

O EGPP tem o objetivo de debater e incentivar políticas de valorização ao livro, leitura e bibliotecas. A programação do encontro inclui roda de conversa, palestra e oficina sobre captação de recursos por meio de emendas parlamentares, ministrada pela  coordenadora do sistema nacional de bibliotecas, Marina Rabelo, que veio ao Pará representando o Ministério da Cultura. 

A próxima edição do EGPP ocorrerá em junho, em Altamira, um dos municípios que compõem a região de integração Xingu, no Pará.