Obras da Delegacia da Ilha de Cotijuba, em Belém, seguem em ritmo acelerado
Unidade vai ampliar e agilizar a capacidade de resposta da segurança pública na Ilha, com instalações completas e custeio via Fundo Estadual

As obras de construção da nova Delegacia de Polícia Civil na Ilha de Cotijuba, distrito insular de Belém, já avançaram 35% em apenas seis meses. A iniciativa do Governo do Pará é executada com recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e representa mais um passo no fortalecimento da segurança em áreas estratégicas do Estado.
Com orçamento de R$ 3,27 milhões, o novo equipamento vai beneficiar moradores e visitantes da ilha, que atualmente dependem do atendimento no distrito de Icoaraci. A estrutura está sendo erguida em um terreno de 940 metros quadrados e tem entrega prevista para o segundo semestre de 2025.
Investimento em segurança pública
Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o uso dos recursos do Fisp tem sido essencial para a modernização das forças de segurança e para a melhoria do atendimento à população.

“O Fisp tem sido primordial para a modernização e o fortalecimento das nossas forças de segurança. Um exemplo concreto, assim como ocorreu em outras delegacias, é a construção da nova Delegacia de Polícia Civil em Cotijuba. Esta delegacia não é apenas uma estrutura física, mas representa um avanço significativo na nossa capacidade de proteger e servir a comunidade”, ressaltou.
Ele complementa: “A construção da delegacia de Cotijuba é apenas um exemplo do que podemos alcançar quando unimos esforços e priorizamos a segurança como um pilar fundamental do nosso governo”.
Estrutura completa e atendimento humanizado
A nova Delegacia de Cotijuba terá recepção, lavabo público e adaptado, depósito para materiais de limpeza, sala de ocorrências, gabinete do delegado, salas para investigadores, cartório com área para escrivão e arquivos, além de alojamentos, copa, área de serviço, celas masculinas e custódia especial.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benassuly, a obra representa um avanço importante para o sistema integrado de segurança pública e para a população.
“A Polícia Civil do Estado do Pará é comprometida em atender melhor a população. Com este novo espaço, em parceria com a Segup, o atendimento à comunidade local será facilitado. Teremos um ambiente mais confortável e humanizado, fundamental tanto para os usuários quanto para os nossos servidores”, afirmou.
Fundo de Investimento da Segurança Pública
O Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Segup, foi criado com o objetivo de captar e gerir recursos oriundos da prestação de serviços das forças policiais. Esses recursos são aplicados na melhoria das estruturas físicas, reequipamento, reformas e ações estratégicas das instituições de segurança pública.
Entre 2023 e 2024, por meio do Fisp, o Governo do Estado construiu e reconstruiu nove unidades policiais nos municípios de Salinópolis, Anajás, Curralinho, Muaná, Salvaterra, Afuá, Xinguara, Barcarena e Itaituba. Além disso, mais de 50 delegacias do interior receberam manutenções prediais no mesmo período.