Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Distrito Industrial de Santarém projeta 10 mil empregos e crescimento econômico do Baixo Amazonas

Governo do Pará publicou decreto com a desapropriação da área, um marco para a execução das próximas etapas

Por Thais Menezes (CODEC)
28/05/2025 11h39

O Governo do Pará deu um passo estratégico para transformar Santarém em um polo de industrialização no Baixo Amazonas. A criação do Distrito Industrial no município tem potencial para gerar até 10 mil empregos diretos e indiretos, fortalecer as cadeias produtivas locais e atrair investimentos em setores como agroindústria, bioindústria, logística, mineração não metálica e construção civil.

A iniciativa é liderada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), com o apoio da Prefeitura de Santarém e da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), e integra a política de descentralização do desenvolvimento econômico estadual.

A implantação do projeto foi viabilizada com a desapropriação de uma área de 175 hectares, localizada entre as rodovias BR-163 e PA-370. O decreto estadual autoriza a indenização dos terrenos e foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 19 de maio. Um marco para a execução das próximas etapas do projeto do Distrito Industrial.

Distrito Industrial com infraestrutura completa
O Distrito Industrial vai ter 125 lotes empresariais e infraestrutura completa: 6,5 km de vias 
internas, sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, paisagismo, faixas de pedestres e rede de energia elétrica de qualidade. Também estão previstas áreas de apoio aos empreendimentos, criando um ambiente favorável ao crescimento de negócios sustentáveis e competitivos.

A gestão do espaço ficará sob responsabilidade da Codec, que vai coordenar a oferta dos lotes com base em critérios técnicos e legais, assegurando que os investimentos gerem impactos positivos duradouros para a economia local.

A Codec reitera que com localização estratégica, acesso facilitado a rodovias e vias fluviais e uma população economicamente ativa, Santarém reúne condições ideais para abrigar o novo distrito. O município é o principal polo econômico do Baixo Amazonas, com um PIB estimado em R$ 6,3 bilhões, segundo a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Iniciativa dinamiza as cadeias produtivas
O presidente da Codec, Lutfala Bitar, frisa que "a criação do Distrito Industrial de Santarém é um marco fundamental para o desenvolvimento da região. Este projeto não apenas vai gerar milhares de empregos, como também transformará Santarém em um polo de atração de novos investimentos, diversificando a economia local e fortalecendo as cadeias produtivas”.

O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, também ressaltou a importância da iniciativa para o futuro da região. “A liberação dos recursos estaduais para a desapropriação da área representa um avanço concreto rumo à consolidação do Distrito Industrial. Trata-se de um projeto transformador, que impulsiona a geração de empregos, valoriza nossas cadeias produtivas e vai atrair novos investimentos. É resultado do esforço conjunto entre o Governo do Estado, o setor produtivo, parlamentares e a prefeitura, em benefício da população do oeste do Pará”, afirmou.

O projeto é fruto da articulação entre diversas instituições públicas e empresariais, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Codec, a Prefeitura de Santarém e a Aces. A ação reafirma o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento regional sustentável e com a geração de oportunidades em todas as regiões do Pará.