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Professores de ensino médio da Seduc participam de formação sobre tecnologia e inovação pedagógica

A ação busca qualificar educadores para os desafios contemporâneos da educação, promovendo o domínio e a prática dos princípios da educação com uso de tecnologia

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
29/05/2025 17h14

Educadores da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) iniciaram uma formação no curso sobre como aliar tecnologia à educação, uma iniciativa estratégica voltada à formação de professores de ensino médio da rede pública estadual. 

“A formação com foco na tecnologia e educação é uma das estratégias que estamos adotando para fortalecer a qualidade de aprendizagem na nossa rede. Não se trata apenas do uso da tecnologia. É uma mudança profunda na forma com que pensamos a aprendizagem, fazendo com que ela seja mais flexível, centrada no estudante e conectada com os desafios atuais. Essa formação tem o objetivo de capacitar os nossos professores para que integrem de maneira significativa os recursos digitais às práticas pedagógicas inovadoras. Isso é essencial para garantir que o aprendizado aconteça tanto dentro quanto fora de sala de aula, respeitando os ritmos e contextos dos nossos estudantes”, explicou o coordenador do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), Rafael Herdy.

Ainda segundo ele, o curso está diretamente ligado à rotina que vem se consolidando no Ciseb. “A formação dialoga diretamente com o trabalho que é desenvolvido no Centro de Inovação e Sustentabilidade de Educação Básica, que já vem se consolidando como um espaço estratégico de experimentação, formação continuada e fortalecimento da prática docente. Investir na educação e tecnologia é uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento, tornando as escolas ainda mais importantes na sua missão, que é de transformar vidas”, completou o professor Rafael.

Com carga horária total de 80 horas, o curso se apresenta como um projeto piloto no estado do Pará. Esta primeira turma conta com a participação de professores de dez escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 7. A conclusão do curso está prevista para setembro de 2025, quando os educadores receberão os certificados.

O momento presencial da formação, realizado nesta quinta-feira (29), foi marcado pela oficina de educação e tecnologia na perspectiva da comunidade escolar, que permitiu aos docentes a vivência prática dos conceitos e metodologias trabalhados ao longo do curso. Essa oficina marca um momento de troca, aplicação e fortalecimento da aprendizagem colaborativa entre os cursistas.

Durante o curso, os participantes também desenvolvem uma atividade integrada, elaborando coletivamente um plano de aula com uso de tecnologia a ser aplicado entre os dias 1º e 15 de junho, seguido por um relato de experiência, que será parte da avaliação final.

A metodologia do curso é dinâmica e interativa, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com recursos como vídeos, fóruns, textos, podcasts e multimídia.