Seduc lança nova edição da Revista ‘In Formação’
Objetivo é divulgar pesquisas, textos originais e relatos científicos produzidos por pesquisadores da rede estadual

Na última quarta-feira (28), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Formação (Difor) lançou a 12ª edição da Revista ‘In Formação’, iniciativa que tem como objetivo divulgar pesquisas, textos originais e relatos científicos produzidos por pesquisadores da rede estadual, além de promover o debate teórico e crítico na área da educação. O ato foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Pública do Pará (Cefor), em Belém.
“O lançamento da Revista In Formação valoriza e reconhece as práticas e pesquisas dos professores da rede estadual, divulgando seus textos inéditos, relatos e ensaios científicos. Nesta edição, apresentamos nove artigos que refletem temas do cotidiano escolar, consolidando a revista como um espaço democrático para valorizar as experiências e o protagonismo dos educadores paraenses”, Raimundo Oliveira, diretor da Difor.
Para ampliar essa discussão, o lançamento contou com um Seminário que reuniu os autores dos artigos e pareceristas da revista, promovendo diálogo e troca de experiências.

A programação teve início com a abertura conduzida pelo coordenador de Formação Docente da Difor, Dionísio Sá, e contou também com as professoras Milena Monteiro, representando a Secretaria Adjunta de seduc Básica, e Marlucy Aragão, da Difor, todos da Secretaria de Educação. Na sequência, a professora dra. Patrícia Carvalho Cavalcante proferiu uma palestra inspiradora sobre a importância da pesquisa na Educação Básica, ressaltando seu papel fundamental na transformação das práticas educacionais.
O ponto alto do encontro foram as mesas temáticas, onde os professores autores apresentaram seus artigos e compartilharam experiências e descobertas em áreas essenciais para a educação: inclusão e formação de professores, comunicação e projeto de vida, e relações étnico-raciais. Para encerrar, o Comitê Editorial apresentou oficialmente a nova edição da revista.
“Quando soube do edital, fiquei motivado pela possibilidade de publicar e muito feliz ao receber o parecer dos editores, que me deu a oportunidade de compartilhar a pesquisa que desenvolvo, especialmente no aniversário de dez anos da Revista Informação. É uma imensa satisfação dividir o conhecimento produzido na Amazônia pelos professores da rede estadual de educação. Minha pesquisa dialoga com a história de pessoas que, nos anos finais da escravidão no Pará (século XIX), buscaram a educação como projeto de vida e transformação social. Ela destaca o protagonismo de crianças e jovens, filhos de mulheres escravizadas que, ao conquistarem a liberdade, viam na educação a chance de mudar suas vidas e marcar presença na educação formal”, destaca Carlos Denizar, professor na Escola Estadual Dona Helena Guilhon.

Eixos temáticos - Com periodicidade anual, o primeiro número da revista, foi publicado em outubro de 2015, com 102 páginas e oito textos, sobre quatro eixos: "Gestão de Políticas Públicas em Educação", "Saberes, Diversidades, Práticas de Ensino na Educação Básica", “Formação de Professores” e "Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica".
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