Ação de beleza e autocuidado valoriza profissionais da saúde na Policlínica Metropolitana
Iniciativa realizada durante a 1ª Semana Multiprofissional promove bem-estar, integração e reconhecimento aos colaboradores
Em alusão à 1ª Semana Multiprofissional, com o tema "Cuidando de quem cuida: semeando saúde em cada passo", a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, promoveu uma ação especial de beleza e autocuidado voltada aos seus colaboradores assistenciais. A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar, reforçando a importância do autocuidado entre os profissionais da saúde que, diariamente, se dedicam ao cuidado com o próximo.
A ação contou com a participação de voluntários do Grupo RS Solidariedade que atua nas áreas de estética, massoterapia e cuidados pessoais, que atuam na unidade. Durante a programação, os profissionais ofereceram serviços como limpeza de pele, massagens relaxantes e orientações práticas sobre autocuidado, promovendo um ambiente de acolhimento e valorização.
Participação
A técnica em enfermagem Syrlene Dayse Sacramento Teixeira, de 44 anos, destacou a importância de reservar um momento para si. "Foi maravilhoso participar dessa ação. Poder tirar um tempo para o cuidado pessoal, relaxar e descontrair é impagável. Agradeço à equipe pela iniciativa; me senti lisonjeada e valorizada como profissional. Cuidar do próximo é um ato nobre, mas ser cuidada também é essencial. Sigo feliz, comemorando meu dia com gratidão no coração", disse.
A assistente social Karina Nogueira da Silva, de 47 anos, ressalta o impacto positivo da atividade no cotidiano dos profissionais. "A ação foi maravilhosa! Elevou nossa autoestima, renovou nossas energias e nos fez refletir sobre a importância do autocuidado no dia a dia. A valorização profissional começa por gestos simples como esse".
Voluntariado que transforma
A esteticista voluntária Lusimary Silva e Silva, responsável pelos atendimentos de limpeza de pele, celebrou a oportunidade de contribuir. "Me senti muito grata por participar dessa ação, cuidando de quem cuida da saúde dos outros. Foi uma experiência incrível".
A massoterapeuta Nazaré Botelho, com 11 anos de experiência, reforçou o impacto da ação. "Nosso trabalho busca melhorar a autoestima e levar carinho, atenção e bem-estar. Pequenos gestos fazem grande diferença, e oferecer isso aos profissionais de saúde é extremamente gratificante".
A Policlínica Metropolitana mantém uma rede de voluntários que, de forma solidária, compartilham tempo e habilidades em ações que promovem o cuidado com os colaboradores e pacientes da unidade. São profissionais de diversas áreas que contribuem com atendimentos regulares, fortalecendo o acolhimento e o ambiente humanizado da instituição.
Cuidar de quem cuida
A farmacêutica Juliana Pinheiro, que atua na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), destacou o impacto positivo do evento.
"Foi uma ação incrível, que proporcionou momentos de relaxamento e integração entre os colegas. Todos os voluntários foram extremamente dedicados e profissionais no atendimento. Uma experiência inesquecível."
Para a gerente assistencial da Policlínica, Kérina Quaresma, promover ações de cuidado com a equipe é fundamental. "O autocuidado é essencial, principalmente para quem está diariamente cuidando de vidas. Proporcionar esses momentos de relaxamento e valorização reflete diretamente no clima organizacional, na saúde mental dos profissionais e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes. Cuidar da equipe é uma das nossas prioridades", ponderou.
Estrutura da unidade
A Policlínica Metropolitana conta com 52 consultórios e 10 salas de recepção, com capacidade para até 350 pessoas em espera simultaneamente. A unidade possui mais de 2.500 m² de área construída, distribuída em três pavimentos. Oferece atendimentos ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos, além de diversos exames. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.