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Escolas estaduais celebram Dia do Meio Ambiente com ações de consciência ambiental, protagonismo juvenil e projetos sustentáveis

Rodas de conversa sobre o tema ambiental, exposição de projetos que unem tecnologia e sustentabilidade e até desfile ecológico engajaram as unidades escolares da rede

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
05/06/2025 19h11

Para estimular o protagonismo estudantil e ampliar os debates sobre sustentabilidade e clima, escolas da rede pública estadual do Pará realizaram uma série de atividades educativas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5). As ações também buscam promover conscientização dentro e fora do ambiente escolar.

Referência em educação ambiental, a Escola Estadual de Tempo Integral Joaquim Viana, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, organizou uma programação diversificada com palestras, rodas de conversa, exposições fotográficas, apresentação de projetos integrando tecnologia e sustentabilidade, além de um desfile de moda ecológica e debates sobre justiça climática.

A professora Regianne Lopes, responsável pela disciplina de Educação Ambiental, destaca a importância de ações práticas que conectem o conteúdo pedagógico à vida cotidiana dos alunos.

“O intuito desse evento é trazer tudo que a gente já trabalha aqui na escola, que é referência de sustentabilidade na região. No dia a dia a gente já trabalha com material reciclado, o óleo reaproveitado e aí abastece a nossa cozinha com sabão ecológico. A importância dessa mobilização é que eles [estudantes] levam esse conhecimento para casa, para a comunidade. Essa é a ideia, ou seja, trabalhar a sustentabilidade aqui dentro para que eles possam reproduzir e aí levar para a vida. Nosso Dia do Meio Ambiente foi muito produtivo, nós tivemos trabalhos gigantes, na área de robótica nós tivemos a lixeira inteligente, desfile ecológico, falamos sobre ecoansiedade, ecofinanças que, a partir da produção de produtos de materiais reciclados, reutilizados, eles fizeram de roupas jeans que seriam jogadas fora e muitos outros”, relatou.

A estudante Hélida Magno, da 2ª série do ensino médio, participou da produção de um dos vestidos apresentados no desfile ecológico, confeccionado com jornais, papelão e outros materiais recicláveis.

“Isso com certeza nos incentiva a pensar nas causas ambientais porque com os produtos recicláveis, a gente conseguiu ver que não precisa comprar muitas coisas de fora, gastar muito dinheiro para fazer uma coisa bonita e ter a consciência sobre os impactos ambientais disso. Usamos coisas que reciclamos aqui da escola, de casa, vimos que é possível transformar uma coisa que muita gente joga fora em uma coisa muito bonita e até estilosa”, compartilhou.

Educação ambiental em toda a rede

Outras escolas da rede estadual também se engajaram nas comemorações. A Escola Estadual Professora Maria Helena Valente Tavares, no Distrito Industrial de Ananindeua, realizou um desfile de moda com roupas feitas a partir de materiais recicláveis e exposições de projetos desenvolvidos pelos alunos com foco em sustentabilidade.

Em Belém, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 6 promoveu a “II Mostra de Meio Ambiente”, no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Temístocles de Araújo, no bairro da Marambaia. A programação de três dias contou com palestras, debates e exposição de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade da Amazônia em seus aspectos biológicos, sociais e culturais. A mostra reforçou o meio ambiente como um direito humano fundamental e um legado para as futuras gerações.

Já no município de Santa Bárbara, a Escola Estadual Dr. Pádua Costa realizou a ação “Rearquitetando o espaço escolar: sustentabilidade e paisagismo”, com oficinas de produção de sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado, gincana ambiental, exibição de documentários, rodas de debate e quiz sobre temas ligados ao clima e à sustentabilidade.

Componente curricular obrigatório

Desde o primeiro bimestre de 2024, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implementou o componente curricular de Educação Ambiental como disciplina obrigatória em todas as etapas do ensino nas escolas da rede estadual. A medida está inserida na Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, e também pode ser adotada pelos municípios.

A inclusão da disciplina torna o Pará estado pioneiro na implementação de um conteúdo curricular obrigatório voltado à sustentabilidade. A iniciativa reforça o engajamento dos estudantes em temas estratégicos para o futuro da região, especialmente com a aproximação da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada em Belém em novembro de 2025.