Profissionais do HGT participam de ação educativa sobre segurança assistencial
Atividade teve como objetivo reforçar a importância da notificação de incidentes como estratégia para fortalecer a segurança do paciente nos processos assistenciais

Nos dias 17 e 18 de junho, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), promoveu uma ação educativa voltada aos profissionais da unidade. A atividade teve como objetivo reforçar a importância da notificação de incidentes como estratégia para fortalecer a segurança do paciente nos processos assistenciais.
A atividade foi realizada no auditório da unidade, com horários disponíveis nos turnos diurno e noturno, para contemplar diferentes equipes de trabalho. A ação teve como tema "Notificação de Incidentes: Um pilar para a segurança do paciente", sendo conduzida pela enfermeira Marayza Nunes, integrante do NQSP.
Durante a atividade, a profissional apresentou os fundamentos que envolvem a prática da notificação no contexto da assistência hospitalar.
“A notificação de incidentes é uma ferramenta de melhoria. Ela não está relacionada à punição, mas sim à identificação de possíveis falhas no processo de trabalho, contribuindo para a prevenção de eventos adversos e o fortalecimento da segurança do paciente”, explicou a enfermeira Marayza durante sua fala aos participantes.

Durante a atividade, os participantes foram convidados a refletir sobre situações do dia a dia que podem ser notificadas, mesmo quando não resultam em dano ao paciente. Houve dinâmicas em grupo e jogos de perguntas e respostas que incentivaram a troca de experiências e o entendimento prático sobre o tema.
A enfermeira também destacou que a ação integra as atividades de educação continuada desenvolvidas pelo NQSP, voltadas ao fortalecimento dos protocolos institucionais, metas internacionais de segurança e fluxos assistenciais.
“Essas ações fazem parte da rotina da segurança do paciente no hospital. Trabalhamos continuamente as metas de segurança, buscando reforçar os cuidados e envolver todos os setores nos protocolos que garantem a qualidade da nossa assistência, e consequentemente a satisfação dos nossos usuários”, afirmou Marayza.

Dados – Somente nos primeiros cinco meses de 2025, o HGT realizou mais de 117 mil atendimentos, incluindo consultas, cirurgias e internações. Nesse mesmo período, a média de satisfação dos usuários foi de 95,03%. O índice é resultado das avaliações realizadas continuamente com os pacientes e acompanhantes atendidos na unidade.
A proposta também buscou reforçar a cultura de segurança, destacando que a notificação é um recurso institucional que permite mapear riscos e prevenir ocorrências futuras. A abordagem foi feita com uma ambientação temática junina, integrando o conteúdo técnico à cultura popular, com o objetivo de promover maior engajamento dos profissionais.
Sobre o HGT - O Hospital Geral de Tailândia conta com 51 leitos, incluindo uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos — sendo seis adultos e três pediátricos. A unidade atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos por demanda espontânea ou encaminhados por serviços como Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária.