Estação Cidadania Tucuruí completa 3 anos com mais de 66 mil atendimentos à população
Espaço moderno garante emissão de documentos como RG, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outras ações com grande demanda

A Estação Cidadania Tucuruí, localizada no sudeste do Pará, comemora três anos de atendimentos à população da Região de Integração do Lago de Tucuruí, nesta quarta-feira (25). A unidade foi entregue, pelo governo estadual, em junho de 2022, e já ultrapassou a marca de 66 mil atendimentos, oferecendo, em um único espaço, serviços de órgãos municipais, estaduais e até da iniciativa privada.
Com uma estrutura moderna e de fácil acesso, a Estação Cidadania Tucuruí foi idealizada para facilitar o acesso da população a serviços essenciais. O modelo permite mais agilidade na resolução de demandas e representa uma solução concreta para os desafios enfrentados anteriormente pela população, como a necessidade de longos deslocamentos para outras cidades em busca de atendimento.

“Neste terceiro aniversário, os mais de 66 mil atendimentos realizados representam não apenas a eficiência do serviço, mas também a confiança da população. A unidade oferece atendimento humanizado, com ambientes climatizados, equipe capacitada e estrutura pensada para garantir conforto, acessibilidade e eficiência à população. Com foco na melhoria contínua, a Estação segue sendo um ponto de apoio fundamental para o cidadão, reunindo em um só lugar serviços que transformam realidades. A atual gestão não mede esforços para melhorar a qualidade de vida dos paraenses, sempre trabalhando para aprimorar e melhorar o serviço público”, informou Gabriela Duarte, diretora de desenvolvimento e gestão da Seplad.
Uma iniciativa do Governo do Pará, sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), a Estação Cidadania tem como principal missão descentralizar o atendimento público, facilitar o acesso da população aos serviços essenciais e reduzir os obstáculos de deslocamento, antes os moradores da região precisavam viajar para outros municípios.

Para a farmacêutica Lucilene Santos, a Estação Cidadania Tucuruí facilitou a vida. "Achei um local excelente. Quando a gente precisava fazer uma perícia médica, tinha que se deslocar para outra cidade, e isso gerava gastos, impostos e transtornos também. Eu tinha que sair do meu trabalho, deixar tudo para poder viajar. Então, aqui, o local ficou excelente, maravilhoso”, contou a farmacêutica.
Atualmente, a unidade tem seis parceiros e diversas opções de soluções de utilidade pública no mesmo espaço. Lucelia Ribeiro, técnica de informática, contou que conseguiu renovar a RG do pai dela. "Ele foi muito bem atendido e recebido. Gostamos do atendimento. A equipe da Estação Cidadania está de parabéns”, disse a moradora.

Confira os serviços mais procurados pela população:
Polícia Civil, com a emissão da carteira de identidade (RG), documento fundamental para o exercício pleno da cidadania e acesso a benefícios, educação, saúde e oportunidades de trabalho.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), responsável pelo atendimento relacionado ao seguro-desemprego e pelo encaminhamento ao mercado de trabalho, fortalecendo as políticas públicas de inclusão e empregabilidade na região.
Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), por meio do setor de perícia médica, que presta atendimento a servidores públicos e cidadãos que necessitam de avaliação para concessão de licenças e benefícios.
A Estação Cidadania de Tucuruí fica no Tucuruí Shopping Center, na rua Lauro Sodré, nº 675, no bairro Bela Vista. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h.