Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2025
English Version

Comunidades de Soure recebem ciclo de palestras integradas durante Operação Verão 2025

A programação prevê a realização de rodas de palestras nas comunidades do Céu, Pesqueiro e Caju-Una, com foco na educação ambiental, segurança, saúde pública e turismo responsável

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
01/07/2025 15h32

Com foco na conscientização ambiental e no trabalho conjunto entre órgãos públicos e instituições parceiras, o Escritório Regional do Marajó Oriental do Ideflor-Bio, em Soure, promoveu uma reunião de alinhamento para definir a programação educativa da Operação Verão 2025, coordenada pelo Governo do Pará.

O encontro contou com representantes da Adepará, Polícia Civil, Polícia Militar, ICMBio, Corpo de Bombeiros, UFPA e da Prefeitura de Soure, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Turismo.

Segundo o prefeito de Soure, Paulo Victor Lima, a ação representa uma importante articulação em benefício das comunidades.

“A Operação Verão é um exemplo de como a união entre diferentes instituições pode gerar resultados positivos. Promove educação ambiental, fortalece o diálogo com a população e contribui para um verão mais seguro e respeitoso com nossa cultura e biodiversidade”, destacou.

Comunidades e calendário - A programação inclui rodas de conversa nas comunidades do Céu, Pesqueiro e Caju-Una, nos dias 16, 23 e 30 de julho, sempre às 16h. Em cada encontro, três instituições farão exposições conjuntas com temas voltados à educação ambiental, segurança, saúde pública e turismo responsável. As ações são abertas ao público e contarão com materiais informativos e dinâmicas interativas.

As comunidades foram escolhidas com base no fluxo turístico e na necessidade de fortalecer a presença do Estado em áreas de grande visitação durante o verão.

Trabalho em rede - Para a gerente regional do Ideflor-Bio no Marajó Oriental, Osiane Barbosa, a operação é uma oportunidade de ampliar o alcance das ações educativas e de proteção ambiental.

“Nosso objetivo é levar informação de qualidade às comunidades e visitantes, promovendo o cuidado com o meio ambiente, a prevenção de riscos e o fortalecimento da cidadania. A Operação Verão permite essa construção coletiva e integrada”, afirmou.

As ações fazem parte da Operação Verão 2025, programa anual que reforça a segurança, os serviços públicos e a fiscalização em áreas turísticas do Pará durante o período de férias escolares.

“Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades tradicionais, promovendo uma temporada mais consciente e respeitosa com o patrimônio natural e cultural do arquipélago do Marajó”, concluiu Osiane Barbosa.