Jean Bitar reforça Notificação de Incidente e aprimora segurança e humanização
Iniciativa se volta para qualidade assistencial e para um ambiente de cuidados

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, deu continuidade ao Programa INDSH: Inspirando Diretrizes de Segurança e Humanização com a realização da campanha “Notificação de Incidentes: Um Pilar da Segurança do Paciente”, nos dias 25, 26, 27 e 30 de junho. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a qualidade assistencial e a promoção de um ambiente de cuidado mais seguro e eficiente.
A campanha, organizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, objetivou incentivar a cultura da notificação entre colaboradores, corpo clínico, terceirizados, pacientes e familiares. A proposta é identificar e comunicar, de forma precoce, erros, quase-erros (near miss) e eventos adversos, possibilitando a análise de causas e a implementação de ações de melhoria.

Durante a semana, foram realizadas atividades educativas em diversos setores do hospital, com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com abordagem in loco e palestras no auditório, envolvendo profissionais da assistência e da gestão. A ação visou engajar os profissionais a assumirem responsabilidade ativa por seus atos e pelos atos de suas equipes, promovendo maior vigilância nos processos de cuidado.
“A notificação de incidentes, segundo o material da campanha, não busca culpabilizar indivíduos, mas sim aprimorar processos. A ideia central é que a segurança do paciente está nas mãos de todos e que, ao notificar, cada um contribui para uma assistência mais segura,” disse a coordenadora do NQSP, Erica Borges.

A campanha contou com o apoio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), reafirmando o compromisso do HJB com práticas de saúde baseadas em qualidade, responsabilidade e humanização.
“Aqui no HJB o atendimento é muito bom, são muito atenciosos e também temos segurança. E agora com esse espaço que caso aconteça algo, a gente pode estar relatando para ter a correção, isso é muito importante também. É um atendimento bem humanizado,” disse a paciente Valéria Moraes, 33 anos, auxiliar de Cozinha, que morada no distrito de Outeiro, região Metropolitana de Belém.

O HJB realizou no dia 26, em seu auditório, o treinamento “Residência Médica & Direito Médico Preventivo”, conduzido pelo diretor executivo Giovani Merenda. O evento abordou temas fundamentais como consentimento livre e esclarecido, registro em prontuários e responsabilidades legais do médico residente. De acordo com o administrador hospitalar, com foco na segurança do paciente, a iniciativa reforça a política institucional preventiva e a qualidade assistencial. “A capacitação reforça a importância da documentação rigorosa e do alinhamento jurídico na prática médica,” concluiu o diretor.

Serviço:
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB