Governo do Estado entrega benefício eventual para famílias em Belém
Concedido por cerca de três meses, no valor equivalente a um salário mínimo por mês, benefício é oferecido aos cidadãos e famílias que não possuem meios de enfrentar, por conta própria, situações adversas
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), contemplou, nesta quarta-feira (02), seis famílias em Belém com a entrega do Benefício Eventual, assegurando o apoio imediato às vítimas em situação de vulnerabilidade, após sinistros ocorridos na capital. A entrega das ordens bancárias ocorreu na sede da Seaster, no bairro de Nazaré, em Belém, pelo titular da pasta, Inocêncio Gasparim, juntamente com a equipe da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP).
Os Benefícios Eventuais são previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e oferecidos aos cidadãos e famílias que não possuem meios de enfrentar, por conta própria, situações adversas, como nascimento, morte, vulnerabilidade temporária ou calamidade pública — circunstâncias que comprometem a manutenção da vida com dignidade. O benefício é concedido por cerca de três meses, no valor equivalente a um salário mínimo por mês.
Uma das beneficiárias, Sônia Maria, moradora do bairro do Jurunas, em Belém, contou que um incêndio destruiu as duas casas em que sua família vivia. Segundo ela, o benefício será essencial neste momento difícil.
“Eu estou aqui hoje devido ao problema que ocorreu na minha residência. Duas casas foram totalmente destruídas. A minha família se dividia entre essas casas e o incêndio afetou 10 pessoas. Essa ajuda do governo chegou em boa hora para a gente”, relatou a moradora do Jurunas.
Somente em 2024, o Governo do Estado já destinou mais de R$ 238 mil em benefícios para famílias vítimas de sinistros em todo o Pará. Desse total, aproximadamente R$ 74 mil foram direcionados a famílias residentes na Região Metropolitana de Belém (RMB).
A dona de casa, Guiomarina Santos, residente no bairro da Pedreira, em Belém, também recebeu o benefício e destacou a importância desta iniciativa. “Ano passado, um incêndio atingiu a minha casa, e eu não tenho emprego por conta dos meus problemas de saúde. Então, a iniciativa do Governo em oferecer esse benefício é de grande ajuda para mim e aos que moram comigo”, afirmou a dona de casa.
A ação integra a política pública de proteção social executada pela Seaster, que atua na garantia de direitos e no enfrentamento de situações emergenciais em todo o Pará. O objetivo é promover dignidade, segurança de renda e recomeço para as famílias em vulnerabilidade, reafirmando o compromisso do Governo para com uma assistência social cada vez mais humanizada, eficiente e presente.
"O Governo do Pará é comprometido e atua priorizando a população em situação de vulnerabilidade social. Este auxílio é uma garantia para que estas famílias afetadas por estas situações emergenciais tenham a sua chance de recomeçar a vida com mais dignidade. O papel do Estado é justamente este: dar o suporte necessário a todos que precisam e oferecer condições adequadas, para que estas dificuldades sejam superadas em um curto tempo", ressaltou Inocêncio Gasparim.