Em junho, 15 municípios garantem inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro
Presença no Mapa impulsiona visibilidade e investimentos no setor, fortalecendo a imagem dos destinos paraenses e o crescimento da atividade turística no Estado

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) garantiu, em junho, a presença de mais 15 municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do governo federal que orienta políticas públicas e investimentos no setor. Com as novas adesões, o Estado passa a contar com 82 municípios reconhecidos no Mapa, consolidando o fortalecimento da política de regionalização e o crescimento da atividade turística no Pará.
Entre os municípios que renovaram sua permanência estão Abaetetuba (Região Turística do Tocantins), Belém (RT Belém), Canaã dos Carajás (RT Carajás), Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu (RT Araguaia), Dom Eliseu (RT Capim), Itupiranga (RT Lago de Tucuruí), Jacareacanga (RT Alto Tapajós), Medicilândia (RT Xingu) e Tracuateua (RT Amazônia Atlântica Caeté).

Já os municípios de Placas (RT Xingu), Rurópolis (RT Alto Tapajós), São Domingos do Araguaia (RT Carajás), São Domingos do Capim (RT Amazônia Atlântica Guamá) e Senador José Porfírio (RT Xingu) foram incluídos pela primeira vez, marcando uma conquista inédita e o início de um novo ciclo de fortalecimento da gestão turística local.
Articulação - O Mapa do Turismo Brasileiro é o principal instrumento de orientação do Ministério do Turismo para definição de investimentos e ações de promoção dos destinos. Sua construção é feita com base em critérios técnicos, conforme a Portaria MTur nº 9, de 24 de abril de 2025, como a existência de órgão municipal de turismo, conselho ativo, orçamento específico para o setor e prestadores de serviços inseridos no Cadastur. Os municípios precisam estar articulados regionalmente e apresentar comprovações que demonstrem sua capacidade de desenvolver o turismo de forma planejada e sustentável.

De acordo com Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, a conquista é fruto do trabalho colaborativo entre os diferentes níveis de gestão. “O sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo direto da atuação conjunta entre a Setur e as secretarias municipais de turismo, a rede de interlocutores regionais do Programa de Regionalização do Turismo e os conselheiros municipais de turismo. O reconhecimento desses esforços é fundamental para o avanço e consolidação do turismo no Estado através do engajamento local na promoção do setor", afirmou o gerente.
A Setur, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal do Turismo, oferece assessoria técnica contínua aos municípios, acompanhando todas as etapas do processo e assegurando que as exigências sejam cumpridas. O registro no Mapa tem validade de um ano, e pode ser feito a qualquer momento, desde que o município atenda aos requisitos estabelecidos e submeta a documentação por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa).
Serviço: Mais informações sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].