Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAPA DO TURISMO
English Version

Em junho, 15 municípios garantem inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro

Presença no Mapa impulsiona visibilidade e investimentos no setor, fortalecendo a imagem dos destinos paraenses e o crescimento da atividade turística no Estado

Por Israel Pegado (SETUR)
08/07/2025 18h06

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) garantiu, em junho, a presença de mais 15 municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica do governo federal que orienta políticas públicas e investimentos no setor. Com as novas adesões, o Estado passa a contar com 82 municípios reconhecidos no Mapa, consolidando o fortalecimento da política de regionalização e o crescimento da atividade turística no Pará.

Entre os municípios que renovaram sua permanência estão Abaetetuba (Região Turística do Tocantins), Belém (RT Belém), Canaã dos Carajás (RT Carajás), Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu (RT Araguaia), Dom Eliseu (RT Capim), Itupiranga (RT Lago de Tucuruí), Jacareacanga (RT Alto Tapajós), Medicilândia (RT Xingu) e Tracuateua (RT Amazônia Atlântica Caeté).

Canaã dos Carajás, no sudeste, renovou sua permanência no Mapa

Já os municípios de Placas (RT Xingu), Rurópolis (RT Alto Tapajós), São Domingos do Araguaia (RT Carajás), São Domingos do Capim (RT Amazônia Atlântica Guamá) e Senador José Porfírio (RT Xingu) foram incluídos pela primeira vez, marcando uma conquista inédita e o início de um novo ciclo de fortalecimento da gestão turística local.

Articulação - O Mapa do Turismo Brasileiro é o principal instrumento de orientação do Ministério do Turismo para definição de investimentos e ações de promoção dos destinos. Sua construção é feita com base em critérios técnicos, conforme a Portaria MTur nº 9, de 24 de abril de 2025, como a existência de órgão municipal de turismo, conselho ativo, orçamento específico para o setor e prestadores de serviços inseridos no Cadastur. Os municípios precisam estar articulados regionalmente e apresentar comprovações que demonstrem sua capacidade de desenvolver o turismo de forma planejada e sustentável.

Municípios paraenses incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro

De acordo com Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, a conquista é fruto do trabalho colaborativo entre os diferentes níveis de gestão. “O sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo direto da atuação conjunta entre a Setur e as secretarias municipais de turismo, a rede de interlocutores regionais do Programa de Regionalização do Turismo e os conselheiros municipais de turismo. O reconhecimento desses esforços é fundamental para o avanço e consolidação do turismo no Estado através do engajamento local na promoção do setor", afirmou o gerente.

A Setur, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal do Turismo, oferece assessoria técnica contínua aos municípios, acompanhando todas as etapas do processo e assegurando que as exigências sejam cumpridas. O registro no Mapa tem validade de um ano, e pode ser feito a qualquer momento, desde que o município atenda aos requisitos estabelecidos e submeta a documentação por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa).

Serviço: Mais informações sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].