Em junho, Pará registra menor área sob alertas de desmatamento desde 2019
Com 41% de redução nos alertas, segundo dados oficiais do INPE, o Pará tem menor área desmatada em seis anos, exclusivamente no mês de junho

O Pará alcançou, em junho de 2025, o menor valor já registrado de área recoberta por alertas de desmatamento desde o início da série histórica em 2019, considerando exclusivamente os meses de junho de cada ano (ano de referência do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal - PRODES).
Os dados são provenientes do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e a análise se baseia tanto nos alertas mensais quanto no acumulado entre agosto de 2024 e junho de 2025, período de referência do PRODES.
De acordo com os dados, em junho de 2025 foram detectados 111 km² de área recoberta por alertas de desmatamento, o que representa uma redução de 41% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram registrados 187 km² — a diminuição absoluta é de 76 km².
No acumulado de 11 meses, o Pará também apresentou uma queda significativa na área sob alerta de desmatamento, totalizando 1.143 km², o que representa 18% a menos em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.398 km²). Estes são os menores valores registrados em números absolutos para esses intervalos desde 2019.
O governador do Pará, Helder Barbalho, destaca que o resultado "é fruto do compromisso do nosso governo com a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável. Mais uma redução expressiva demonstra que, com planejamento estratégico e ações integradas, é possível proteger nosso patrimônio ambiental, reduzir a degradação florestal e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”.
Entre os 15 municípios considerados críticos no Pará, a área sob alerta de desmatamento em junho caiu 47%, passando de 131,75 km² em 2024 para 70,33 km² em 2025. Esses municípios foram responsáveis por 63% da área total sob alerta no estado no mês de junho.
No acumulado entre agosto de 2024 e junho de 2025, esses 15 municípios também registraram retração: 658,97 km², contra 726,77 km², uma redução de 9%. Municípios como Altamira, Jacareacanga e Trairão se destacaram com quedas absolutas expressivas.
A participação do Pará no total de alertas da Amazônia Legal também diminuiu. Em junho de 2025, o estado respondeu por 24% da área sob alerta, contra 41% no mesmo mês de 2024.
Raul Protázio, secretário estadual de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), afirma que: “os números refletem o impacto positivo das ações coordenadas de fiscalização, monitoramento e controle ambiental que temos implementado em todo o Estado. Seguiremos avançando com nossas ações e fortalecendo a presença da Semas na construção desta trajetória de preservação ambiental no Pará e na Amazônia”.
*Governança e fiscalização ambiental* – os dados reforçam o impacto positivo das ações coordenadas de fiscalização, controle do uso do fogo, monitoramento remoto e fortalecimento institucional promovidas pela Semas e demais órgãos ambientais. A instalação de bases fixas em regiões estratégicas e o uso intensivo de tecnologias de monitoramento em tempo quase real têm sido decisivos para os resultados alcançados.