Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil garante respostas ágeis às demandas de banhistas na Operação Verão

Equipes da PC e do Departamento de Trânsito (Detran) atuam em conjunto em Salinas e Benevides, na formalização imediata dos procedimentos legais

Por Wander Lima (PC)
13/07/2025 14h16

A atuação da Polícia Civil do Pará nas ações integradas da ‘Operação Verão 2025” garante agilidade na responsabilização de infratores neste veraneio. Em nova atualização estatística, 90 prisões foram registradas em todo o Pará, até a manhã deste domingo (13), sendo 41 por alcoolemia, com a maioria no município de Salinópolis, onde 39 pessoas foram presas em flagrante por condução de veículos sob efeito de bebidas alcoólicas.

Em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), equipes da Polícia Civil têm atuado nos postos de fiscalização de Salinópolis e Benevides, permitindo a formalização imediata dos procedimentos legais, a fim de reduzir o tempo entre o flagrante e a autuação.

“Só nas últimas 24h, foram 16 flagrantes por alcoolemia em Salinópolis. A participação da Polícia Civil na integração com as demais forças tem sido fundamental para a aplicação ágil e eficaz da Lei Seca no estado, coibindo comportamentos de alto risco que atentam contra a vida”, destacou o delegado Heráclito Neto, direto do plantão no posto de fiscalização do Detran em Salinópolis.

Além da repressão aos crimes no trânsito, a presença da Polícia Civil em pontos estratégicos das rotas turísticas busca garantir o acesso facilitado da população ao atendimento policial e o ordenamento público. Durante a operação, em todo o estado já foram registrados mais de 1.100 boletins de ocorrência, ao passo que 174 procedimentos policiais foram instaurados. No combate à poluição sonora, por exemplo, 112 veículos foram fiscalizados, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA). 

Para o delegado Dilermando Dantas, responsável pela Diretoria Itinerante deste final de semana, as ações reforçam o aspecto cidadão da instituição. “Ao mostrar na prática que o Estado está comprometido em assegurar a paz e a tranquilidade em múltiplas frentes de atuação, estamos fortalecendo o laço de confiança com a população”.