Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR
English Version

Emater realiza 3º Festival da Mandioca em São Domingos do Araguaia

Evento realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Mandioca da Comunidade Três Irmãos contou com entrega de premiações para vencedores de diversas competições que valorizam a cultura local 

Por Fabricio Nunes (SEPI)
14/07/2025 15h51

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), realizou no final de semana a 3ª edição do Festival da Mandioca, na Comunidade Três Irmãos, em São Domingos do Araguaia, na Região de Integração Carajás, sudeste paraense. O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas e ofereceu premiações e atividades dinâmicas, que exaltaram a cultura local e tradicional com o uso da mandioca, as quais valorizam as tradições e fortalecem os laços de agricultura familiar na comunidade.

Produtores também receberam equipamentos

Foram entregues premiações para a melhor farinha, a descascadora mais rápida de mandioca e maior raiz de mandioca. O evento também contou com um torneio de futebol, desfile para eleger a rainha da mandioca e música ao vivo. 

O produtor da melhor farinha foi Leonardo Nascimento, que ressaltou a importância da iniciativa, que contou com a parceria do escritório local da Emater e Associação dos Produtores de Mandioca da Comunidade Três Irmãos. “Agradeço imensamente a premiação. Para mim, participar desse Festival foi uma experiência gratificante, mas principalmente por fazer parte de uma iniciativa que valoriza o nosso trabalho, a nossa cultura e o nosso meio de sustento”, frisou Leonardo.

Para o presidente da Associação, Valderlan Alves, o evento valoriza a cultura das comunidades, unindo saberes e tradições. Segundo ele, a parceria com a Emater é fundamental no apoio ao agricultor familiar da região. “Este já é o terceiro evento que realizamos para mostrar a cultura da nossa comunidade. Há cerca de três anos, a Emater desenvolve um trabalho de assistência técnica com a nossa comunidade, para nos auxiliar e nos dar apoio em eventos como esse, proporcionando aos produtores o acesso a financiamentos e políticas públicas, além da valorização da nossa cultura”, explicou.

Compromisso - Em ações como essa, a Emater mostra o compromisso com os pequenos agricultores e famílias que garantem o sustento com base no sentido de coletividade na busca por crescimento econômico.

“Entregamos carrinhos de mão, ventilador, uniformes e bola de futebol para os vencedores das competições realizadas durante a programação. É o terceiro ano que realizamos o evento em parceria com a Associação, em mais uma iniciativa que valoriza o agricultor que tira seu sustento da mandioca”, ressaltou Rudinei Magalhães, chefe do escritório local da Emater em São Domingos do Araguaia.