Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Aluna da rede estadual do Pará participa de seminário nacional sobre IA em Brasília

Convite é resultado do seu destaque na temática, principalmente na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia), na qual conquistou medalha de prata

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
14/07/2025 16h26

A estudante Samiah Lopes, da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, está prestes a viver uma experiência transformadora. Ela foi convidada a participar do seminário “IA na Educação Básica: Construindo Referenciais Nacionais”, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília (DF). O convite é resultado do seu destaque na temática, principalmente na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia), na qual conquistou medalha de prata, demonstrando excelência e protagonismo no tema da inteligência artificial aplicada à educação.

A indicação ocorreu a partir da visita de representantes do Ministério da Educação (MEC) ao Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), realizada entre os dias 25 e 27 de junho de 2025. Durante a visita, a representante do MEC teve a oportunidade de conhecer mais profundamente os projetos e ações desenvolvidos pelo Centro, que evidenciam elevado padrão de qualidade pedagógica e técnica, além de um forte compromisso com a inovação e a sustentabilidade no âmbito da educação básica. Nesse contexto  ocorreu a indicação da estudante.

“Participar da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial foi uma experiência transformadora. Desde o início, enfrentei o desafio com muita dedicação e curiosidade, pois sempre tive grande interesse por tecnologia e inteligência artificial. Esse resultado me trouxe uma oportunidade especial: ser indicada pela Seduc para participar do painel no seminário, que será realizado em Brasília. Será uma honra representar minha escola, meu Estado e os estudantes da rede pública ao lado de especialistas da área. O Ciseb tem sido essencial na minha formação, e espero que minha trajetória inspire outros estudantes a acreditarem no próprio potencial. A educação transforma vidas”, frisa a estudante, do 9º ano do Ensino Fundamental.

O seminário promove o diálogo interinstitucional sobre a integração ética, crítica e pedagógica da IA na educação básica, visando contribuir para a construção de referenciais nacionais que orientem políticas públicas, práticas pedagógicas e a gestão escolar. A proposta é construir consensos contextualizados que sirvam de base para diretrizes e políticas públicas voltadas à transformação digital na educação, respeitando as diversidades regionais e os princípios da inclusão e da equidade.

No primeiro dia, além da abertura com autoridades do MEC e da Unesco, a programação inclui painéis sobre educação e IA, o lançamento de referenciais digitais, e o painel sobre ‘Inteligência artificial, aprendizagem e currículo - promovendo as habilidades digitais dos estudantes’, que contará com a participação da estudante paraense Samiah Lopes. O dia encerra com um painel sobre gestão educacional. No segundo dia, os participantes acompanham painéis sobre IA na prática pedagógica e recursos digitais, finalizando com agradecimentos e definição dos próximos passos.

A professora Célia França, da Seduc, que irá acompanhar a estudante, destacou a importância da participação da aluna no evento e reforçou o compromisso da rede estadual com a formação cidadã e tecnológica dos estudantes. Ela enfatizou o papel do Ciseb, espaço dedicado à promoção da sustentabilidade, ao fortalecimento da cidadania e à imersão em tecnologia e inovação, com foco no aprendizado curricular e no desenvolvimento de novas habilidades.

“É uma grande conquista para o Pará e para o Ciseb, espaço criado justamente para preparar estudantes e professores para lidar com as tecnologias mais atuais, como a inteligência artificial. A participação da estudante Samiah em um evento nacional mostra que o Centro já cumpre seu papel ao fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar o uso consciente da tecnologia. Isso inspira outros jovens a acreditarem no próprio potencial e reforça que a escola pública pode abrir portas para grandes oportunidades. A expectativa para a viagem é muito positiva, pois queremos aprender, trocar experiências e mostrar que o Pará tem iniciativas concretas de inovação, sustentabilidade e inclusão na educação”, disse a professora.

O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Unesco no Brasil e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br | NIC.br), reunirá gestores públicos da educação, profissionais da educação básica, formadores de professores e pesquisadores das áreas de educação e tecnologia, com o objetivo de debater o uso responsável, seguro, ético e pedagógico da inteligência artificial nas escolas.