Brinquedoteca do Hospital da Mulher acolhe filhos de pacientes com segurança e cuidado
Espaço é dedicado às crianças que acompanham suas mães em consultas e procedimentos na unidade hospitalar
Com um projeto pensado para atender o público feminino em todas as fases da vida, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, vem se destacando não apenas pela qualidade dos serviços especializados, mas também por iniciativas que fazem diferença no acolhimento, como a brinquedoteca, espaço lúdico e colorido especialmente destinado às crianças pequenas acompanhados de suas mães durante consultas na unidade hospitalar.
A proposta da brinquedoteca é garantir um ambiente acolhedor, seguro e divertido para os filhos das pacientes, oferecendo atividades recreativas enquanto as mães aguardam atendimento. Para muitas mulheres que vêm de outros municípios, essa estrutura representa alívio e conforto em um momento de vulnerabilidade.

Beatriz Ramos, 37 anos, moradora do município de São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, sentiu o impacto positivo da iniciativa. Mãe de seis filhos, ela precisou levar a caçula, Sofia, 5 anos, ao Hospital, enquanto aguardava avaliação ambulatorial para uma cirurgia de correção de hérnia, diagnosticada há 4 anos. “É ótimo, porque minha filha se distraiu. Antes da consulta, ela estava impaciente, e foi quando viemos para esse ambiente, onde tem os brinquedos, e ela amou”, relatou Beatriz.

Rayane Diniz, também moradora do Marajó, buscou o Hospital para realizar cirurgia de remoção de pedra na vesícula. Depois de enfrentar dificuldades para concluir o procedimento em outra unidade, ela conseguiu encaminhamento por meio da Usina da Paz, no bairro da Terra Firme, e foi acolhida no HMPA. “Eu achei o atendimento muito bom. Uma moça subiu comigo e com minha filha, e me trouxe até a sala de espera. Chegando aqui, já achei maravilhosa a brinquedoteca, porque as mulheres que vêm do interior com filhos, assim como eu, têm esse espaço legal, lúdico, colorido, onde as crianças podem brincar e se divertir enquanto esperamos a consulta”, contou.
Cuidado integral - Segundo a diretora do HMPA, médica intensivista Nelma Machado, a brinquedoteca reforça o compromisso da unidade com o acolhimento. “Sabemos que muitas mulheres vêm acompanhadas dos filhos pequenos, especialmente aquelas que se deslocam de cidades mais distantes da capital. Oferecer um espaço para que essas crianças possam brincar com segurança, enquanto as mães estão aguardando atendimento, é garantir dignidade, respeito e cuidado integral com a mulher”, destacou a gestora.
A iniciativa reforça o papel do Hospital da Mulher do Pará como referência não apenas em saúde da mulher, mas também em atendimento sensível às realidades das pacientes mais vulneráveis. A brinquedoteca, mais do que um espaço de lazer, é um símbolo do olhar atento do Hospital às múltiplas dimensões da vivência feminina.
Serviço - Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside ou região mais próxima, além do encaminhamento médico das Usinas da Paz. O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, n° 2175. Bairro de São Brás.